top of page

QUEM FOI QUEM



Antonio B. Cruchello: mais de 30 anos prestando serviços na igreja S. Benedito



Nascido em Itu em 12 de junho de 1942, Antonio Barcelides Cruchello, filho de João Cruchello e Encarnação Leão, foi um cidadão que dedicou grande parte de sua vida às atividades religiosas. Por mais de 30 anos ele destinou seu tempo disponível a elas, auxiliando inicialmente as muitas cerimônias que aconteciam na igreja matriz São Benedito, na Vila Nova, posteriormente dirigindo um grande número delas. Em 1990, dois saltenses – ele e Mário Vicente - foram escolhidos para exercerem a função de diáconos permanentes, na comemoração dos 25 anos da Diocese de Jundiaí, criada em 25 de novembro de 1966.



Diácono “Toninho” Cruchello em duas celebrações das muitas que realizou
Diácono “Toninho” Cruchello em duas celebrações das muitas que realizou

Realizou-se uma grande festa, no Ginásio Municipal de Esportes, de Jundiaí, para marcar a data, quando aconteceu a ordenação diaconal de 11 pessoas em 4 cidades da Diocese, 5 em Jundiaí, 2 em Várzea Paulista, 2 em Itu e 2 em Salto. Podem ser diáconos os homens casados, solteiros ou viúvos que tenham vocação, personalidade madura e cristã, vida familiar equilibrada, trabalho profissional definido, sejam benquistos na comunidade e tenham engajamento pastoral. Os casados devem contar com a aprovação da esposa e isso aconteceu com “Toninho Cruchello”, como era chamado. Ele, assim como os demais diáconos, podia administrar o batismo, distribuir a Eucaristia, assistir em nome da Igreja a celebração canônica do matrimônio, levar o viático aos doentes, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir o culto, administrar o sacramento, presidir os ritos dos funerais e das sepulturas, dedicar-se às tarefas e caridades e administração, ordenar os serviços que a comunidade necessitava, suscitados pelo Espírito Santo no meio do povo. Praticamente todas essas tarefas “Toninho” realizava, sempre com responsabilidade e dedicação.


Vida profissional – Paralelamente às suas atividades religiosas, Antonio Cruchello exerceu durante vários anos sua profissão, trabalhando em empresas de porte de Salto e região, como a Light, Autolite e Siemens, em Salto e Bosh e Singer, em Campinas.

Quando jovem, praticou esportes, principalmente o futebol, atuando pelo Juvenil da A.A. Saltense e por outras equipes amadoras da cidade.

Com sua esposa Alice, filhos e diversos outros membros de sua família

Família e homenagem – Desde 20 de fevereiro de 1965 “Toninho” era casado com Alice Campitelli, com quem teve dois filhos: Airton e Márcio, os quais lhe deram 4 netos e 2 bisnetos.

Ele faleceu no dia 10 de maio de 2020, em Sorocaba, onde estava internado, mas foi sepultado em Salto.

Foi homenageado pela Câmara e Prefeitura de Salto, pelos bons serviços prestados à coletividade saltense, sendo seu nome dado a uma rua do Jardim Jacarandá.

Posts recentes
bottom of page