top of page

OPINIÃO

Imóveis: opiniões de quem entende do assunto


A reportagem especial da última edição do Jornal de Quarta, que circulou nesta semana, trouxe a opinião de 3 empresários saltenses ligados ao ramo imobiliário. Muitas pessoas falam sobre o assunto sem um conhecimento mais profundo e a estas recomendamos que leiam os boxes da reportagem, nos quais os três abordam com propriedade os pontos positivos e negativos de um setor que cresceu espantosa e até absurdamente nos últimos 3 anos e meio, em torno de 43%. Nada menos que 18.200 imóveis novos foram acrescentados aos 42.722 do ano de 2012, grande número dos quais foram comercializados, principalmente antes dessa fase difícil pela qual o setor passa atualmente.

Celso Marini, um dos entrevistados, ressaltou que o crescimento do número de imóveis na cidade tem sido amplo e direcionado para todas as classes sociais, com loteamentos populares e condomínios, o que realmente ocorreu. Não só o comprador de apartamentos em edifícios bem localizados e em condomínios encontraram excelentes oportunidades para adquirir o imóvel de sua preferência, mas também as pessoas de menos posse, muitas das quais tem hoje seu apartamento no Minha Casa Minha Vida. Ele cita que o poder aquisitivo na cidade é maior, tendo em vista a atração de novas empresas, o crescimento do comércio e também a atração proporcionada pelos cursos universitários.

Um empresário experiente, Mauro Campos, da Granova Prata, que participou e participa de inúmeros empreendimentos da cidade, demonstrou sua preocupação com o crescimento vertical acelerado da cidade. Realmente, a quantidade de prédios que surgiram nos últimos tempos pode se constituir num risco, pois existem os benefícios, mas também surgem problemas, relacionados ao abastecimento de água, rede de esgoto, planejamento viário, eliminação de áreas verdes, etc. Ele levanta dúvidas sobre esse crescimento vertical, que ainda não terminou, pois várias torres só não se tornaram realidade ainda porque a crise refreou o entusiasmo de alguns empresários.

Por último, tivemos a opinião de Edmilson Leite de Barros, da Construtora Rio Branco, que tem sido o “Papai Noel” de muitas famílias, às quais oferece a oportunidade de adquirir seu imóvel desembolsando valores que cabem em seu orçamento. É a única empresa certificada pela Caixa na cidade, auditada por ela e tem correspondido, com obras que beneficiam milhares de pessoas. Mesmo com a crise, ele continua realizando sonhos de muitos, o que mostra que existem empresários que não se preocupam apenas em faturar.

Além desses três, temos na cidade, felizmente, outros empresários que também se destacam pela atividade de muitos anos ou pela chegada mais recente no mercado, demonstrando que, felizmente, no setor imobiliário estamos muito bem servidos.

Posts recentes
bottom of page