top of page

QUEM FOI QUEM

Luiz Dias da Silva foi prefeito de Salto numa época dos maiores surtos de progresso



Segundo o historiador Ettore Liberalesso, Luiz Dias da Silva foi um dos mais ativos políticos de Salto, nas duas primeiras décadas do século passado. A justificativa é que foi justamente em seus três governos (1912 a 1916, 1917 e 1918) que o município teve um dos seus maiores surtos de progresso. Ele nasceu em Itu em 1875, mas viveu a maior parte de sua vida em Salto, destacando-se também como vereador, cargo que ocupou inicialmente no triênio 1908 a 1911, presidindo o Legislativo a partir de 15.01.1911 a 15.1.1914, ocupando ao mesmo tempo a chefia do Executivo, a partir de 1912, pois naquela época costumava-se eleger entre os vereadores o prefeito, que era um cargo não tão importante como atualmente. Também foi vereador de 1914 a 1917 e reeleito para o período de 1917 a 1918.




A Ponte Pênsil e o Mirante (coreto) e o Matadouro Municipal que funcionou na Rua Marechal Deodoro (atual Garagem da Prefeitura): duas obras de Luiz Dias

Muitas obras – Numa época difícil como os 20 ou 30 primeiros anos de vida da cidade, ele executou importantes obras, podendo-se destacar como a principal a instalação da rede de água e esgoto, a construção do Matadouro Municipal, na Rua Marechal Deodoro; do primeiro grupo escolar; do serviço telefônico; da Ponte Pênsil e mirante; do prédio da Delegacia de Polícia, na Avenida D. Pedro II e de uma ampla reforma no Jardim Público da praça principal da cidade (hoje denominada Archimedes Lammoglia).

Foi quando ele ocupava a Prefeitura de Salto que o município passou a ser chamado apenas de Salto, eliminando o “de Itu” (1917). Também teve atuação no esporte saltense, sendo dado seu nome ao campo do Guarani Saltense A.C., quando o mesmo foi construído, cuja denominação foi alterada anos depois para Estádio João de Arruda, homenageando esse outro dirigente bugrino.



Mais duas obras realizadas por ele: o prédio da Delegacia de Polícia e Cadeia Pública (o terreno hoje abriga o Fórum da comarca) e o Jardim Público, por ele reformado

Homenagens – Além da denominação dada ao campo do Guarani, que foi alterada e cujo terreno é hoje ocupado pelo Supermercado Carrefour, Luiz Dias da Silva foi homenageado ainda em vida, em 7 de setembro de 1952, quando ocorreram alguns fatos importantes. Nesse dia foi lançada a pedra fundamental do Parque Infantil, construído na Rua Prudente de Moraes, no terreno hoje ocupado pelo CEC e pela Sala Palma de Ouro; foi inaugurado também o Jardim das Rosas, situado ao redor da matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat, além de uma sessão solene no prédio da Prefeitura, então localizado na Rua Dr. Barros Jr., ao lado do prédio do Correio (esquina com a Rua Prudente de Moraes).

Na oportunidade foi inaugurado o gabinete do prefeito Vicente Scivittaro, no qual e colocado em seu interior uma foto de Luiz Dias da Silva, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cidade. O descerramento da foto foi feito pelo seu filho José Dias da Silva, que agradeceu a homenagem. Tiveram a oportunidade de também fazer uso da palavra, exaltando a figura de Luiz Dias o prefeito Scivittaro, o dr. Archimedes Lammoglia e o vereador Joseano Costa Pinto.

Luiz Dias foi também homenageado com a denominação da uma das ruas da cidade, na Vila Teixeira, entre as ruas Joaquim Nabuco e Júlio de Mesquita, no Jardim Maria José.


Posts recentes
bottom of page