top of page

QUEM FOI QUEM

Benedito B. Silveira, 1º presidente da A.A. Saltense e vereador, foi homenageado por Geisel



Benedito de Barros Silveira teve uma vida intensa, não só em Salto, mas também em outras cidades. Nasceu em 30 de novembro de 1905 e durante os 74 anos de vida atuou em diversos setores da vida brasileira. Ele foi, inclusive, homenageado pelo presidente da República, Ernesto Geisel, após 30 anos de trabalho, recebendo uma placa pelos serviços prestados na Serra dos Cararás, localizada no estado do Pará. É a maior província mineralógica do planeta, abrigando a maior jazida de minério de ferro explorada do mundo, além de grande quantidade de manganês, cobre, ouro e níquel. Também trabalhou na construção da Via Dutra, no final da década de 1940, inaugurada em janeiro de 1951.





Ele residiu por alguns anos em Salto, na década de 1930, tendo sido eleito o primeiro presidente da Associação Atlética Saltense, que foi fundada em 29 de março de 1936. Na época era conhecido como “Ditão”, fez muitas amizades na cidade, o que levou-o a obter boa votação na eleição de 1936, tendo assumido, como primeiro suplente, a vereança em lugar de Justino Costa Pinto, que renunciou em novembro de 1936, mas ele também renunciaria no ano seguinte.

Ele cursou por algum tempo a ESALC (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba, quando atuava como agricultor em Salto. Também foi comerciante na cidade e criador de cavalos, no mesmo período em que residiu no município.

Aos 68 anos de idade “Ditão” se aposentou, após sofrer um acidente automobilístico. Faleceu em 28 de maio de 1980, vítima de um enfarto do miocárdio, assistindo a um jogo da Seleção Brasileira de futebol.



“Ditão” (2º da esq. p/ a dir.), no primeiro time da A.A. Saltense, no Estádio Alcides Ferrari, no ano de sua fundação (1936)


Família e Homenagem – “Ditão” foi casado com a saltense Orcídia Barros Silveira, tendo contraído matrimônio em 12 de novembro de 1935.

Foi homenageado pela Câmara e Prefeitura, que deram seu nome para uma das ruas do Consomínio Fechado Zuleika Jabour.

Comments


Posts recentes
bottom of page