top of page

POLÍTICA SALTENSE

Quem ganhou a eleição para prefeito foi o 2º colocado


Dá pra imaginar que o prefeito eleito numa eleição municipal não foi o que teve maior número de votos, mas o 2º colocado? Pois isso aconteceu no pleito de outubro de 1972, quando se apresentaram 5 candidatos para o cargo. Na época havia apenas dois partidos, a Arena (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), mas existiam as sublegendas, o que permitia a apresentação de até 3 candidatos por cada um deles. A Arena apresentou três: Josias Costa Pinto, Mário Vicente e Hélio Steffen; o MDB apenas dois: Roberto Brichesi e Alberto André Ferrari, abrindo mão da apresentação de um terceiro.

Josias (esq.) perdeu para Brichesi (dir.), mas foi eleito prefeito da cidade (fotos da época)

O resultado das eleições apontou Roberto Brichesi (MDB) em 1º, com 2.926 votos; 2º Josias Costa Pinto (Arena), com 2.892; 3º Alberto André Ferrari (MDB), com 1.704; 4º Hélio Steffen (Arena), com 1.667; 5º Mário Vicente (Arena), com 542.

A lei eleitoral da época dava mais preferência ao partido do que ao candidato, por isso estabelecia que o eleito seria o candidato da legenda mais votada. Como a soma da Arena (5.101) foi maior que a do MDB (4.630), foi considerado eleito o mais votado da Arena, Josias Costa Pinto, que governou a cidade de 1973 a 1976.

Posts recentes
bottom of page