CAUSOS
O “Hitler saltense” ficou fora de um filme
No carnaval de 1975 o jornalista João Carlos Ratti participou dos desfiles de carnaval realizados na cidade representando o líder alemão Adolf Hitler. A semelhança com o nazista era impressionante, pois Ratti tinha o cabe
lo ralo como ele, penteado num dos lado e, cortando os dois lados do bigode se parecia ainda mais, além de ter mandado confeccionar um uniforme igualzinho.
Quando da realização do filme “Divina Comédia Erótica” ou “Pesadelos Sexuais de um Virgem”, em Salto, em 1975, havia a necessidade de se criar como alguns dos personagens, figuras da história. Alguém então sugeriu ao diretor que convidasse o Ratti para fazer o papel de Hitler, pois ele era muito parecido com o governante alemão que massacrou os judeus. A filmagem foi marcada para a noite de um sábado, ficando combinado com o Ratti que uma condução iria passar em sua casa entre 22h30 e 23 horas. O saltense, então, nesse dia se preparou devidamente, indo à tarde ao barbeiro para cortar o bigode (que havia crescido) dos lados, vestindo o uniforme nazista e tomando outras providências para ficar bem parecido com o personagem que iria representar. Pouco antes da hora marcada, por volta de 11 da noite, ficou em frente à sua casa, na Rua José Galvão, à espera do veículo quer iria levá-lo até o local da tomada da cena.
O tempo passava e nada do veículo chegar e Ratti já estava quase desistindo quando o Fuscão do amigo Pedro Pedroso (Mr. Peter) passou em frente de sua residência, com mais dois amigos. Vendo Ratti vestido de Hitler (o que provocava a curiosidade também das pessoas que passavam pelo local), pararam para perguntar a razão daquilo. Ratti então explicou que iria participar das filmagens, mas ainda não tinham vindo buscá-lo. Não sabia exatamente onde elas aconteceriam, imaginando apenas que seria pelos lados da Fazenda Pedra Branca, na atual Rodovia Hilário Ferrari.
Convidado pelos amigos, Ratti aceitou seguir com eles para ir procurar o lugar onde as filmagens aconteciam. Rodaram por diversos locais, até que avistaram luzes e som de música numa propriedade rural. Foram até lá e verificaram que se tratava de uma festa junina. Desceram para perguntar se não sabiam onde um filme estava sendo rodado e muitos cercaram Ratti, curiosos por saber de onde teria surgido aquele Hitler. A seguir, os ocupantes do carro voltaram para a cidade e deixaram o Ratti em sua casa, frustrado porque não teve a oportunidade de aparecer num filme que contaria com a participação de diversos saltenses.
Infelizmente, o alemão nazista saltense ficou de fora dessa...