top of page

OPINIÃO

Qual o melhor candidato a prefeito?


Muitas pessoas nos perguntam qual, em nossa opinião, o melhor candidato a prefeito de Salto. As quatro entrevistas que realizamos com os que desejam chefiar a Prefeitura de Salto e o debate realizado no dia 19 deste mês, mostraram que há muitas semelhanças entre eles. Pode-se dizer que o único que apresentou algumas ideias “fora do padrão” foi o candidato Ângelo Domingos Nucci, como as referentes à implantação de um teleférico (que consideramos inviável por sua extensão), a escolha da Ilha dos Amores como local de grandes eventos (impossível de abrigar esses eventos por ser uma área reduzida) e o exagerado otimismo em relação à atração de turistas (que ele prevê a possibilidade de passarem uma semana em Salto). Mas Ângelo, por outro lado, demonstrou conhecimentos sobre o importante setor da Saúde (nosso maior problema), tendo em vista que é médico e que já ocupou o cargo de secretário de Saúde num dos governos de Jesuíno Ruy. Também apresentou outros planos viáveis em várias outras áreas da administração pública, valendo-se do fato de já ter sido vereador.

Em relação a outros dois candidatos, Geraldo Garcia e Juvenil Cirelli, a maioria da população saltense conhece seus modos de governar, pois ambos já ocuparam o cargo, Geraldo por 8 anos, Juvenil pelos atuais 4. Geraldo é apontado como favorito nas eleições deste domingo e, se se livrar das acusações por atos praticados em sua gestão, tem grandes chances de voltar a comandar a Prefeitura saltense. Realizou grandes obras que fizeram dele um político admirado e seu envolvimento judicial e eleitoral não se deu por corrupção, mas por erros cometidos em sua maioria por seus colaboradores. Além desses erros em sua gestão, teve também outros, como a mal feita ciclovia, falhas no diálogo com os servidores, dentre outras coisas. Juvenil, por sua vez, embora seja criticado acidamente por uma boa parcela da população, realizou, em nossa opinião, um bom governo, cuidando de setores importantes, como o da água e esgoto, atração de novas empresas, parcerias com investidores que muito beneficiaram a cidade, prosseguimento de obras programadas na gestão anterior como o Trem Republicano, maior apoio à cultura, etc. O fato dele não ter adquirido a simpatia da população, como aconteceu com Geraldo, se deve a algumas medidas erradas, como o aumento exagerado do IPTU para um bom número de proprietários (que ele procurou corrigir com a promulgação de diversas leis), a aplicação proibida num banco particular (Rural) causando um prejuízo (até agora) ao erário público, a contratação de petistas de outras cidades que prejudicaram sua imagem (como a de um dos superintendentes do SAAE), para só citar as principais.

Por último, o candidato Laerte Sonsin Júnior, a novidade do pleito deste ano, demonstrou conhecimentos da situação dos diversos setores da cidade, apresentando inclusive algumas ideias inovadoras. Para quem pretende escolher ou redirecionar seu voto, ele está em condições de realizar um bom mandato, caso seja eleito. Já teve uma participação na administração pública, como secretário de Pilzio Nunciatto Di Lelli, e, como é advogado, não se trata de alguém totalmente inexperiente.

Evidentemente, não vamos apontar este ou aquele como o melhor candidato, pois iríamos influenciar o eleitor, apenas vamos ratificar o que dissemos no final do debate do dia 19 último: neste ano Salto está bem servido no que se refere aos postulantes ao cargo. A nosso ver eles têm virtudes e defeitos, mas os 4 têm condições de realizar um bom governo, caso sejam eleitos.

Posts recentes
bottom of page