top of page

CAUSOS

Em 1970 a Seleção Brasileira “invadiu” Salto

e em 1981 as piranhas foram perseguidas



Salto teve uma “invasão” expressiva no que se refere às ruas da cidade e as piranhas foram motivo de críticas da população, principalmente da via pública que levou seu nome.

A “invasão” foi da Seleção Brasileira em junho de 1970, logo depois da Copa do Mundo do Chile, quando ela conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O prefeito Jesuíno Ruy, pretendendo homenagear quase toda a delegação brasileira, mais o troféu e os chilenos, deu denominação a 27 ruas da cidade, através dos decretos 18, 19 e 20/70. Ela atingiu três bairros: Vila Henrique, Jardim Marília, mais os loteamentos Barcella, Vila Progresso e Jardim Maria José. Ruas hoje consideradas centrais levavam os nomes dos jogadores (todos os 22, incluindo os que não jogaram), do técnico Zagalo, massagista Mário Américo, Taça Jules Rimet (que ainda existe), Cidade de Guadalajara e México (também existe).

Jesuíno justificava, alegando ser desejo de toda a população saltense prestar uma justa homenagem a todos aqueles que elevaram o nome do Brasil com a conquista do tricampeonato mundial. Houve muitas críticas, mas só após 15 longos anos os decretos foram revogados e dadas novas denominações às ruas que homenageava a Seleção Brasileira. Das 27 ruas, apenas 4 foram mantidas: Taça Jules Rimet, Cidade de Guadalajara, Rua México e Copa 70, além de ser escolhido um jogador símbolo da Seleção para representar os demais atletas, mantendo-se então a Rua Pelé. Apesar do Rei do Futebol estar vivo, foi feita a escolha porque naquela época (1985) ainda não existia a lei que só autorizava a denominação de vias e logradouros públicos de pessoas que tinham falecido.


Rua das Piranhas durou mais de 2 anos

Uma das ruas do Salto de São José, onde a Comissão de Nomenclatura denominou as vias com nomes de peixes, foi alvo de reclamações logo que isso ocorreu (início de 1988, no governo de Pilzio Nunciatto Di Lelli). Não só os moradores como também toda a população não aceitava o nome dado e por isso solicitavam que fosse feita a modificação. No entanto, as providências para a mudança de denominação só ocorreu mais de 2 anos depois (em setembro de 1990). Foi quando a referida Comissão mudou o nome da rua para das Carpas. Foi um alívio, principalmente para quem residia naquela via pública.

Posts recentes
bottom of page