CAUSOS
Saltenses se fartaram de chupar cana
Pelo menos até 1983, quando ainda não existia a Rodovia Santos Dumont (SP-75), todos os veículos que se dirigiam de Campinas ou Indaiatuba para Itu, Sorocaba, etc. e vise versa, tinham que passar pela Rua 9 de Julho, que na época tinha duas mãos. Dentre os veículos que passavam pelo centro de Salto, em época de safra da cana-de-açúcar, transitavam pela cidade os que levavam o produto do campo para as destilarias. Como eles vinham muito carregados, os bagos caíam na pista e muitas pessoas os recolhiam e chupavam a cana ou a consumiam de outras maneiras.
Isso levou o Boca-de-Siri, da coluna de humor do jornal Taperá a comentar esse consumo, dizendo que a cana-de-açúcar veio “reforçar o cardápio” de muitos saltenses, principalmente os mais necessitados, além daqueles que apreciavam chupar os gomos.
Em seu comentário, o Boca-de-Siri perguntou se “não daria para as transportadoras de canas variar um pouco, derrubando também pela nossa principal via pública peras, maçãs, tomates, vagens, etc.? Cana-de-açúcar já encheu!”.