top of page
Buscar

CAUSOS

  • Foto do escritor: Valter Lenzi
    Valter Lenzi
  • 24 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Salto, em certa época, foi chamada de “cidade fedida”


Quando o trânsito que hoje utiliza a Rodovia Santos Dumont utilizava o centro de Salto, o movimento era grande, principalmente na Rua 9 de Julho, passagem obrigatória dos veículos que procediam de Itu e de Indaiatuba. Os ônibus, principalmente, que saiam de Campinas em direção a Sorocaba ou a Piracicaba e vice-versa, levavam muitos estudantes e o comentário era que quando transitavam por Salto eles tapavam o nariz e comentavam: “Xi, estamos passando pela cidade fedida”. Isso não era muito sentido pelos saltenses porque tinham se acostumado com os odores, como os dos rios Tietê e Jundiaí, provenientes da poluição, além do fedor proporcionado pelos peixes mortos; dos fornos da então denominada Emas também jogavam para os céus saltenses o pó preto, que vinha acompanhado de mau cheiro, exalados também por outras indústrias localizadas na margem esquerda do Jundiaí. Além do fedor, essa poluição proporcionava as mais diversas consequências, como dores de cabeça, doenças pulmonares, atacavam os olhos, etc.

Em tom de troça, tendo em vista a poluição que atingia Salto, foi sugerido até um intercâmbio com Cubatão, que vivia uma situação muito pior. Seria realizada, por exemplo, a eleição da “Miss Poluição”; uma disputa futebolística pela conquista do “Troféu Vila Socó”, na época um dos locais mais poluídos de Cubatão; escolha do “perfume” mais asqueroso, etc. Outra sugestão foi para que a cidade conseguisse a vinda de uma fábrica de perfumes ou de sabonetes, mas infelizmente isso não chegou a acontecer.

O problema só foi resolvido quando a Rodovia Santos Dumont foi implantada: pelo menos nossos maus cheiros (alguns dos quais ainda existem) deixaram de ser motivo de críticas por parte daqueles que continuam passando pelo nosso município.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Posts recentes

© 2017 Todos os Direitos Reservados - Valter Lenzi. Produto criado por Wix.com

bottom of page