CAUSOS
- Valter Lenzi
- 7 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Imagem de São Francisco também provocou polêmica
No que se refere às imagens de santos, sem dúvida alguma a que ocorreu na década de 1980, envolvendo a de Nossa Senhora do Monte Serrat, foi a que mais provocou polêmica na cidade. Como se recorda, o prefeito Jesuíno Ruy, em seu primeiro mandato, construiu na ilha ao lado da ponte sobre o Rio Tietê aquela que foi chamada de “Santa Feia”, dinamitada pelo seu sucessor, Josias Costa Pinto. Em seu segundo mandato ele construiu uma nova imagem, que se tornou ponto turístico de Salto, embora nos primeiros tempos tenha sido também assunto para muitas discussões.
Uma outra polêmica aconteceu em 1987, também envolvendo uma imagem de santo, mas com uma intensidade menor que a da imagem da padroeira, pois se restringiu a apenas um setor da cidade. Na época, a comissão que cuidava da construção da capela de São Francisco de Assis mandou confeccionar a imagem do padroeiro do bairro, cabendo ao renomado escultor e pintor saltense Henrique Castellari, o Henriquinho, como era conhecido, executar o trabalho. Ele realizou a obra mais pelo espírito de colaboração, não visando auferir lucro, mas mesmo assim a tarefa não foi aprovada por alguns membros da comissão, que achavam ser a imagem diferente daquela que conheciam. Nessas horas sempre aparece um gozador, que acabou alardeando entre os frequentadores da capela que o rosto estava parecido com um dos integrantes da comissão e o corpo com o de um outro membro.

A gozação foi tanta, que alguns cogitaram até devolver a imagem ou mesmo queimá-la, já que não tinha sido benzida. O próprio monsenhor Mário Negro estranhou, a princípio, os traços daquele São Francisco, conforme confessou, mas posteriormente acabou reconhecendo que a obra fora feito no estilo barroco e que tinha suas qualidades artísticas.
No final, todos acabaram aceitando a imagem, que carregaram pelas ruas do Jardim São Francisco e Vila Teixeira, numa procissão. Não faltou, no entanto, outros gozadores que acharam que o santo estava precisando de um regime à base de formão, lima e lixa.
Comments