top of page

CAUSOS

O entrelaçamento de fios de cabelo que não deu certo

A frase “é dos carecas que elas gostam mais”, que aparece inclusive numa música de carnaval, nem sempre é ac

eita por aqueles que perderam os cabelos e apresentam uma cabeça totalmente pelada, ou quase. Existem os que querem mudar esse visual e acabam optando por medidas que transformam suas aparências, geralmente para melhor. Antigamente utilizava-se muito as perucas, mas nos últimos tempos novas técnicas passaram a ser aplicadas, dentre elas o entrelaçamento de cabelos e os implantes, que apresentam bons resultados.

Certa feita aconteceu um caso curioso com um empresário saltense, Roque Bueno, que há tempos era careca e se cansou daquela imagem, tendo se dirigido a uma clínica especializada da capital para fazer entrelaçamento de cabelos com os que ainda restavam dos dois lados da cabeça. A primeira reação que ele sentiu foi ao chegar em sua casa, de carro, trazido de S. Paulo pelo seu filho, que durante a viagem olhava pra ele e não conseguia conter o riso. Um dos seus cachorros estranhou aquele homem cabeludo e passou a latir, sendo contido a muito custo.

Os problemas maiores, no entanto, Roque enfrentou na primeira noite. Os fios de cabelo foram colocados esticados e isso deixava corada sua face, enquanto os olhos parecia saltar das órbitas, impedindo-o de dormir. Ele aguardou até as primeiras horas da manhã e por volta das 6 horas foi bater à porta do seu barbeiro, Genésio Longatti, pois não aguentava mais aquela “coisa” na cabeça. Esperou Genésio se aprontar e ambos desceram até a barbearia, que ficava no início da Rua Itapiru.

Roque sentou-se na cadeira de barbeiro e Genésio, com muita paciência e cuidado, foi desentrelaçando e cortando os fios. Quando executava essa difícil tarefa, entrou na barbearia outro freguês, conhecido por Zeca Theobaldo, que sentou-se numa das cadeiras disponíveis e começou a ler uma revista. De vez em quando ele olhava, por cima da revista, estranhando o tipo de corte que o barbeiro executava, pois parecia arrancar o couro cabeludo, mas Genésio continuava seu trabalho.

De repente, ao cortar os últimos fios presos à cabeça de Roque, ele ergueu-os abruptamente e o freguês levou um susto, pensando que Roque estava sendo escalpelado, enquanto a revista caia de suas mãos e ele quase caía da cadeira.

Roque, então, pegou o chumaço de cabelos, jogou-o no chão, pisou nele com raiva e atirou-o à lata de lixo, sob os olhos ainda estupefatos do freguês, que parecia nada entender...

Posts recentes
bottom of page