CAUSOS
Uma “estrela com rabo” causa pânico na cidade
Em 1910 a população saltense ficou em polvorosa: uma “estrela com rabo” passou pelo céu da cidade, deixando todo mundo apavorado. O que seria aquilo?, as pessoas se perguntavam por ocasião da passagem daquele objeto estranho. Para alguns era o fim do mundo, para outros o início de muitas desgraças.
Naquela época não existiam os meios de comunicação que temos hoje, quando se anuncia a passagem de um cometa ou a queda de algum fragmento de meteoro, com antecedência. Por isso as conversas entre os habitantes da cidadezinha eram todas no sentido de que alguma coisa terrível iria acontecer. Houve até quem pediu que a Prefeitura tomasse alguma providência para que a população não fosse dizimada, construindo, por exemplo, abrigos subterrâneos. Outros citavam trechos da Bíblia, lembrando que o fim do mundo aconteceria provocado pelo fogo, depois de ter ocorrido com a água no tempo de Noé.
Demorou alguns dias para que a explicação fosse dada, pois na época os saltenses recebiam os jornais da capital com atraso. Só então tomaram conhecimento que aquela estranha “estrela com rabo” não passava de um cometa, o Halley, que a cada 76 anos aparece nos céus, despertando a curiosidade de muitos.
76 anos depois, em 1986, o cometa Halley voltou a passar por Salto e 3 saltenses que o tinham visto em 1910, quando eram crianças, lembraram da primeira aparição. Uma delas, dona Mariquinha Pavanelli, afirmou que seus pais diziam que aquela “estrela com rabo” iria trazer muita desgraça e que no mesmo ano aconteceu a guerra ítalo-turca. A outra, Maria Pillar, lembrou que a aparição durou cerca de 2 horas e que as pessoas levavam bacias de alumínio, cheias d’água, para ver o Halley através do reflexo.