CAUSOS
Salto quase foi soterrada, como Pompeia
Os políticos às vezes fazem certas afirmações ou previsões catastróficas, que graças a Deus não se confirmam. Foi o que aconteceu, por exemplo, numa sessão da Câmara Municipal em novembro de 1985. Discutia-se, na oportunidade, a poluição causada por uma das principais indústrias saltenses, a EMAS – Eletro Metalúrgica Abrasivos Salto, hoje com outra denominação.
A certa altura daquela sessão, o vereador Nelson Mosca passou um dado que lhe foi fornecido e cuja extensão, a princípio, não foi levada muito a sério. Segundo ele, a Emas estaria despejando sobre nossa cidade 15 quilos do pó preto que costumeiramente saía do seu forno, por hora.
Fazendo as contas, chegou-se a números incríveis: se as informações passadas ao Nelson estavam certas, diariamente estariam sendo despejadas sobre a cidade 360 quilos do pó preto, ou 10.800 quilos por mês, ou ainda 129.600 quilos por ano. Como já fazia 20 anos que a Emas estava instalada em Salto, teria já despejado cerca de 2 milhões e 592 mil quilos desse pó sobre a cidade toda.
A cidade italiana de Pompeia, localizada na Província de Nápoles, ao pé do Vesúvio, foi soterrada por espessa camada de cinzas e pedras. Salto escapou de ter o mesmo fim talvez porque a grande quantidade de pó preto se evaporou como por encanto. Ainda bem.