top of page

CAUSOS

Estudantes posam nus e quase toda a cidade viu


Na década de 1950 um grupo de estudantes do Colégio Paula Santos disputava pelo grêmio da escola algumas competições, dentre elas um torneio de ping-pong. Um dos integrantes da equipe enviava o noticiário e fotos para a Página Colegial do jornal A Gazeta Esportiva, por isso marcaram um dia para a equipe ser fotografada, na casa de um deles, localizada em frente ao Jardim Tropical (atual Praça Archimedes Lammoglia). Devidamente uniformizados com a camisa do grêmio, tiraram várias fotos e quando trocavam de roupa para ir embora o dono da máquina fotográfica sugeriu algumas outras poses para acabar com o filme e assim poder mandar revelá-lo.

Um dos rapazes sugeriu que fizessem uma “pose especial”: todos pelados, ou quase. Rindo, eles posaram para as quatro ou cinco fotos restantes e saíram da casa diretamente para a Livraria Acadêmica, a fim de mandar revelar o filme. Tiveram o cuidado de avisar seu Aldo Ruzzante, proprietário da livraria, que tivesse o cuidado de não mostrar as fotos pra ninguém, pois algumas eram comprometedoras.

Prontas as fotos, as da equipe foram enviadas ao jornal da capital, enquanto as outras foram distribuídas para os alunos que faziam parte da equipe, inclusive as que só poderiam circular entre eles. Um dos alunos, o dono da máquina, ficou com os negativos e um dia ele apareceu dizendo que perdera os negativos, o que causou preocupações aos demais, pois poderiam cair em mãos estranhas e até nas de professores ou na direção da escola.

O tempo passou e os rapazes não tiveram mais notícia dos negativos, até que um dia chegou ao conhecimento deles que alguém os encontrara, mandara fazer as fotos e as distribuía para serem exibidas em indústrias da cidade, principalmente a Brasital, que contava com quase 2.000 funcionários.

Depois do efeito que provocou, certo dia fotos e negativos foram devolvidos e jogados no corredor da casa de um dos rapazes, sendo encontrada pela mãe dele que exigiu explicações para aquela “indecência”. Esse aluno acabou sendo o único que teve a nudez castigada.

Posts recentes
bottom of page