CAUSOS
A mulata carioca que encantou o saltense
Dois amigos saltenses foram passar alguns dias no Rio de Janeiro e numa noite foram até uma casa noturna, onde se apresentava uma bela mulata, dona de uma impressionante voz, que encantou os saltenses. Ela também era linda e tinha um corpo escultural e isso entusiasmou os dois rapazes, que voltaram nas noites seguintes, tentando se aproximar dela. Numa dessas noites conseguiram e um dos dois fez-lhe vários elogios, principalmente relacionados a sua voz e a sua beleza. Ela agradeceu e beijou-o na boca, quase fazendo-o desmaiar de felicidade.
Voltaram nas noites seguintes e até adiaram sua volta a Salto. Depois de se apresentar, a mulata vinha até a mesa deles e conversavam até de madrugada, sempre se despedindo com um beijo na boca de um dos rapazes. Num sábado, este, o que tinha a simpatia da mulata, não pôde ir e pediu ao colega que a avisasse que no dia seguinte lá estaria.
Chegando à casa noturna, o colega constatou que outra cantora estava se apresentando. Perguntou, então, a um garçom onde estava a mulata que ali se apresentava toda noite.
- Que mulata? – perguntou o garçom.
- Aquela cantora mulata que cantava aqui – explicou o rapaz.
- Você quer dizer “o” mulato, não é? Ele viajou para Buenos Aires, onde se apresentará neste final de semana, mas estará de volta na semana que vem – informou o garçom.
O colega levou a notícia ao rapaz entusiasmado com a mulata, que não se conformou:
- Então não era mulata, mas um travesti? Quer dizer que eu viajei 400 quilômetros até o Rio pra beijar um negão na boca?...