QUEM FOI QUEM
Maria de Lourdes Nogueira honrava a profissão de professora
Felizmente Salto contou, em toda sua existência, com professores e professoras que honravam essa nobre profissão, merecendo, por isso mesmo, todos os elogios por sua dedicação ao ensino, contribuindo para que muitos saltenses se preparassem, no ensino fundamental, para voos mais altos na área educacional. Um nome se destaca dentre esses mestres que merecem ser lembrados: Maria de Lourdes Oliveira Nogueira.
Ela nasceu em Itu, mas viveu a maior parte de sua vida em Salto, pois era esposa de um médico também dedicado, o dr. Euclides de Carvalho Nogueira. Sempre trabalhou em escolas do Estado, tendo lecionado em Itapeva, Santa Rita do Passa Quatro, Itaici, Itu e na cidade que adotou como sua para sempre: Salto. Foi por muitos anos professora do então Grupo Escolar Tancredo do Amaral, sendo sempre admirada pela sua simpatia, eficiência e pelo modo cortês e paciencioso com que tratava os alunos.
Como nasceu em Itu, cursou na cidade vizinha as primeiras letras, no antigo Grupo Escolar “Convenção de Itu”, passando depois para o Grupo Escolar “Cesário Motta” e em seguida para a Escola Normal Livre “Nossa Sra. do Patrocínio”, fazendo parte da primeira turma de professores dessa escola, isso em novembro de 1930. Dez anos depois casou-se com o dr. Euclides Carvalho Nogueira, com quem teve um filho, Euclides Jr.
Em Salto a profa. Maria de Lourdes lecionou de 1946 a 1963, sempre no “Tancredo do Amaral”, onde se aposentou. Não se afastou do ensino, entretanto, pois passou a ensaiar o orfeão escolar do estabelecimento, participando de muitas formaturas com seu trabalho magnífico.
Atuou como presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), em Salto, participando de muitas campanhas de benemerência em favor dos mais carentes. Foi também diretora do Hospital Municipal durante algum tempo.
Quando se afastou dessas últimas atividades, assumiu outra tarefa: passou a ministrar aulas graciosamente para alunos da Casa do Menor da Associação de Educação do Homem de Amanhã de Salto (“Guardinha”), sobre Educação Moral e Cívica, além de lições de Geografia e História. Também atuou no Clube de Mães Santa Lúcia, do Lions Clube de Salto, ministrando aulas às mães carentes que eram assistidas por essa entidade.
Em virtude dos seus trabalhos como professora e cidadã, a profa. Maria de Lourdes foi homenageada pela Câmara de Salto, em novembro de 1981, com o título de Cidadã Saltense, através de proposta do vereador Antônio Lázaro Vendramini.
Ela faleceu em Salto em setembro de 1986.