CAUSOS
Ensaios deficitários do músico da banda
Uma música do Adoniran Barbosa tem um versinho que diz:
“Tocar na banda, pra ganhar o quê?
Duas mariolas e um cigarro Yolanda”
Mariola, pra quem não sabe, é um doce tradicional brasileiro, típico do Nordeste, feito com banana, caju ou goiaba seca, que nas décadas de 50 e 60 era vendido nos bares, embrulhados um a um. Yolanda, por sua vez, era a marca de um cigarro muito famoso, que mostrava o desenho de uma mulher, estilo anos 1930.
Segundo Adoniran, não era muito vantajoso ser músico de banda naquela época, porque não se ganhava praticamente nada. Isso também acontecia, em certa época, em Salto. Num determinado dia de 1987, um músico de uma das bandas da cidade reclamou através do jornal que estava pretendendo deixar de tocar, nem tanto pelas apresentações, que eram raras, mas principalmente pelos ensaios, que chamou de “deficitários”.
O Ratti, que atendeu sua reclamação, tentou argumentar que a Prefeitura tinha anunciado que estava pagando inclusive os ensaios das duas bandas na cidade, mas o músico explicou que realmente estava, só que...
Naqueles dias fazia muito frio e ele, ao sair de casa para se dirigir à sede da banda, passava num bar e tomava um conhaque “pra esquentar”. Depois que o ensaio terminava, ele passava novamente pelo mesmo bar e tomava outro conhaque, para enfrentar o frio no caminho de volta para sua residência e ir dormir “mais esquentado”. A Prefeitura pagava 20 cruzados pelo ensaio, mas como ele gastava 10 reais cada conhaque que tomava, não sobrava nada.
- Já pensaram se eu tomasse uísque, então?, perguntou o músico.