CAUSOS
Uma desconhecida homenagem
prestada ao presidente do Lions
Além do Rotary Club, existia na década de 1960 e nos anos seguintes o Lions Clube de Salto, que foi fundado em 1966, tendo encerrado suas atividades em 1999, depois de cerca de 33 anos de existência. Seu primeiro presidente foi Silvio Della Paschoa, um cidadão que exerceu diversas atividades na cidade, tendo sido também presidente da Guardinha Mirim, que existia nas décadas de 1960 e 1970.
Apesar de homem de aspecto sério, ele aceitava com humor certas brincadeiras, por isso não reclamou quando foi alvo de uma delas, preparadas por integrantes do clube e que aconteceu num jantar festivo de visita do governador do Distrito, tendo se realizado na Churrascaria Alvorada, que funcionava em frente ao atual prédio do Fórum, na Avenida D. Pedro II, onde hoje existe um estacionamento.
Os “gozadores” providenciaram um ofício, com o timbre da Governadoria do Lions, encaminhando “uma das mais importantes homenagens que o clube de serviços presta aos que se destacam em suas atividades leonísticas”. Essa homenagem consistia num leão de metal que o Benito Begossi tirou da lapela de um casaco de seu filho, o qual foi colado num cartão. O envelope com o ofício e o “distintivo” foi postado no Correio em S. Paulo, pelo José Maria Rodrigues, que trabalhava na capital. Dias depois Silvio o recebeu e o pessoal até achou que ele percebeu que era uma brincadeira e por isso não comentou nada com qualquer outro membro do clube.
Tinham até esquecido, mas no dia da visita do governador, ocorrida tempos depois, durante um jantar festivo, na hora dos discursos, Silvio tirou do bolso do paletó o envelope, leu o ofício “recebido do governador” (que teve sua assinatura falsificada) e exibiu com orgulho o “distintivo” que havia recebido, sob os aplausos dos presentes e dos olhares estupefatos do governador, que certamente se perguntou que raio de homenagem era aquela, da qual não tinha conhecimento e nem se lembrava de ter enviado uma correspondência anexando aquele enorme “distintivo”, que fugia aos padrões dos que eram destinados aos “leões”.
Os integrantes do clube saltense que haviam preparado a “homenagem”, pegos de surpresa, ao mesmo tempo ficaram preocupados com a repercussão daquela brincadeira, mas riam a mais não poder com a cena e após o encerramento do jantar foram até Silvio explicar e se desculpar, dizendo que não esperava que o fato fosse levado a uma reunião tão importante. Mas o presidente aceitou numa boa e até riu bastante também, ficando esse episódio gravado como dos mais engraçados na história do clube de serviços, em seus primeiros tempos.