QUEM FOI QUEM
José de Paula Santos recebeu o cognome
de “O Anchieta de Salto”
Salto recebeu, no século passado, grandes educadores, que marcaram época não só por suas atividades no ensino local, mas também porque atuavam em diversos outros setores do município. Foi o caso do professor José de Paula Santos, que veio para a cidade procedente de Guaratinguetá, onde nasceu, em 22 de janeiro de 1893. Sua vinda aconteceu em 12 de maio de 1915, quando veio lecionar no 1º Grupo Escolar de Salto, que tinha sido inaugurado e que iria se chamar “Tancredo do Amaral”.
Pequeno e franzino, era carinhosamente chamado de “Baxixa”, mas, na opinião do historiador Ettore Liberalesso, “ninguém, como ele, mereceu o cognome que lhe deram: ‘O Anchieta de Salto’”, em virtude de suas qualidades como educador
Antes de se transferir para Salto, lecionou em Lorena, São Carlos, Rio das Pedras e Guaratinguetá, onde tinha realizado seus primeiros estudos. Permaneceu no “Tancredo” até 1932, quando passou a lecionar Matemática (era excelente contabilista) no Instituto Regente Feijó, de Itu, no qual foi efetivado em 1939, tendo se aposentado em 31 de agosto de 1941. Nesse período todo viveu em Salto, com sua esposa Maria de Almeida, com quem se casara em 1917, ituana conhecida por todos como “Dona Cotinha”.
Faleceu em 13 de setembro de 1949, quando foi alvo de uma homenagem, através de lei municipal, sendo dado seu nome a uma escola mista do Bairro Olaria. Homenagem maior ele receberia tempos depois, em 28 de junho de 1957, quando uma lei estadual dava seu nome ao 1º Ginásio Estadual de Salto, estabelecimento de ensino transformado mais tarde em Colégio “Paula Santos”, atualmente Escola Estadual.
Biblioteca - Sua esposa, dona Cotinha, quando da inauguração de uma foto de Paula Santos no então Ginásio, doou a biblioteca particular do velho mestre, que incluía algumas obras raras, ainda hoje conservadas na casa de ensino.
No tempo que permaneceu em Salto, o professor Paula Santos participou ativamente da vida social da cidade, tendo feito parte de diretorias de diversas sociedades, dentre elas a Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal.