top of page

REPETECO

Dietas


Não se fazia muita dieta antigamente. Poucos eram os que se preocupavam com o peso, pois a maioria andava muito a pé, numa época de poucos carros, pegava duro no batente e não havia os McDonalds para nos empanturrar. Dieta só para mulheres depois do parto, para convalescentes de operações ou recuperação de enfermidade e para os mais idosos que não suportavam as comidas “pesadas” da época.

Ninguém sabia o que era colesterol, pois os velhos “Aurélios” não registravam o HDL, LDL e VDL, que eram apenas letras do alfabeto. Talvez por isso muitos morressem de “estupor” (atual derrame), que achavam inevitável. Também se morria muito “do coração”, porque não eram conhecidos (e nem haviam sido descobertos) medicamentos que hoje prolongam a vida de muita gente.

Atualmente as dietas e as recomendações para fazer, ou deixar de, são inúmeras. Estudos já demonstraram que as gorduras são prejudiciais à saúde, aumentando o colesterol e os riscos de um entupimento geral das veias. Mas há quem defenda uma certa “dieta da gordura”, que recomenda exatamente o contrário: a ingestão sem limites da picanha, da costelinha de porco que muitos já excluíram do cardápio, daquele torresminho crocante e de outras delícias que nos são oferecidas pela comunidade suína.

Tem também a dieta da sopa, da lua, a dos carboidratos, a das frutas, das fibras e tantas outras que fazem com que nossa cabeça entre em parafuso, pois os jornais, revistas, televisão e rádio (além da internet) despejam quase diariamente as recomendações mais contraditórias, deixando todo mundo confuso. Afinal, gordura faz bem ou faz mal? Devemos comer carboidratos, ignorar as carnes, tornarmo-nos vegetarianos, ignorar o colesterol? O vinho é excelente para a saúde, o café é prejudicial, é bom tomar uma cervejinha de vez em quando?

Quem faz exames médicos regularmente está sempre preocupado em não ultrapassar os limites do bom e do mau colesterol, dos triglicerídios, da glicose, etc. Muitos, porém, não querem nem saber como anda sua saúde e a situação de seu sangue e suas veias. Como um amigo que tive, que não media a pressão, não fazia nenhum exame e comia de tudo, ignorando as recomendações e as dietas.

Ultimamente tenho-lhe feito algumas visitas todo início de novembro. Que Deus o tenha.

Posts recentes
bottom of page