QUEM FOI QUEM
Dr. Euclides de Carvalho Nogueira,
médico dedicado, vereador e esportista
O dr. Euclides de Carvalho Nogueira foi médico em Salto numa época em que se contava nos dedos de apenas uma das mãos os profissionais que exerciam essa profissão na cidade. Além dele tínhamos os drs. Adriano Randi e Armando Maestrello e eventualmente, nos finais de semana, o dr. Archimedes Lammoglia. Por isso o trabalho dos médicos tinha que ser cumprido com muita dedicação. Naquela época havia o costume deles visitarem as residências para atender os que necessitavam dos seus cuidados. O dr. Euclides cumpria suas obrigações com dedicação, por isso era querido e respeitado pela população.
Ele nasceu em São José do Rio Pardo, em 3 de fevereiro de 1900. Fez o curso primário em Uberlândia, assim como o ginasial e o científico, transferindo-se para o Rio de Janeiro para cursar a Escola de Medicina e Cirurgia do Instituto Hahnemanniano. Seus primeiros trabalhos foram no Rio, onde prestou serviços até fevereiro de 1939, quando passou a residir em Santa Rita do Passa Quatro.
Veio para Salto em 1º de abril de 1941 e em agosto de 1949 foi nomeado médico-chefe do Centro de Saúde saltense, onde ficou pouco mais de um ano, atendendo também particularmente. Por questões políticas, foi removido para a cidade de Miracatu e sua transferência, publicada no Diário Oficial do Estado, surpreendeu a população e ocorreu por não aceitar a ingerência de estranhos na condução sanitária do Centro de Saúde.
Em dezembro de 1951 diplomou-se Médico Sanitarista pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública de São Paulo, passando a trabalhar no Posto de Saúde de Ourinhos, passando para o de Santa Cruz do Rio Pardo, em 1953. No ano seguinte assumiu a chefia do Posto de Puericultura de Salto, ficando nesse cargo até seu falecimento, em 31 de outubro de 1958.
O dr. Carvalho dedicou grande parte de sua vida à pediatria, mas atendia também as pessoas adultas, sempre com muita atenção, granjeando a simpatia de muitos.
Política, imprensa, etc.
O dr. Carvalho exerceu durante o período em que residiu em Salto diversas atividades, dentre elas a política. Foi eleito vereador à Câmara Municipal de Salto em 9 de novembro de 1947, sendo reeleito em 20 de outubro de 1951, deixando a política quando encerrou seu segundo mandato, em 31 de dezembro de 1955. Também atuou na imprensa local (jornais O Trabalhador e O Liberal), escrevendo artigos científicos, e no esporte local, ocupando a vice-presidência do Guarani Saltense e posteriormente a presidência. Dedicava-se à História, pesquisa e dominava os idiomas italiano, Inglês, francês, espanhol e alemão.
Família
O médico casou-se em Itu, no dia 28 de julho de 1940, com a professora Maria de Lourdes Oliveira, que continuou residindo em Salto após o falecimento do marido. Tiveram um filho, Euclides de Carvalho Nogueira Jr., que estudou nas escolas locais e posteriormente se transferiu para São Paulo.