top of page

QUEM FOI QUEM

O italiano João Scarano foi responsável

por muitas construções na cidade


João Scarano veio para Salto aos 19 anos de idade

Nascido na Itália em 31 de agosto de 1883, João Scarano veio para Salto em 1902, quando contava 19 anos de idade. Inicialmente trabalhou como pedreiro na antecessora da Brasital S.A., a Sociedade Ítalo-Americana. Com o surgimento da Brasital, em 1919, passou para essa empresa, na qual, como engenheiro provisionado, dirigiu todas as construções que foram feitas na fábrica de tecidos e de papel, além da fábrica de São Roque, a partir daquele ano.


Quatro das muitas obras de João Scarano: matriz de Monte Serrat (foto de 1949); casas da Vila Brasital, casas do Porto Góes e Asilo dos Velhos

Dirigiu também a construção da antiga Vila Brasital (240 casas), das casas do Porto Góes (24, para trabalhadores da antiga Fábrica de Papel) e das 10 casas da Barra (Avenida Vicente Scivittaro). Construiu ainda o prédio da Creche da indústria, hoje ocupado pela Secretaria da Cultura, na Praça Antonio Vieira Tavares.

Ele não se limitou, porém, a essas construções, tendo dirigido os trabalhos da nova matriz de Salto, de 1928 a 1940, assim como da Igreja de São Benedito, na Vila Nova; da Vila de São Vicente; do Abrigo de Velhos (hoje Lar Frederico Ozanam), além de edifícios públicos e particulares da cidade. Nessa época a cidade não contava com engenheiros e arquitetos, como hoje, por isso tinha que se valer dos raros profissionais, como João Scarano, que não era apenas uma pessoa competente, mas que também prestava serviços desinteressados, pois eles beneficiavam toda a população.


Diretores e funcionários graduados da Brasital S.A. entre os quais João Scarano se incluía, numa foto tirada na Fazenda Brasital, na década de 1950

Em entidades

João Scarano merece ser citado como um dos saltenses mais ilustres apenas por todo esse trabalho, mas sua vida em Salto foi ainda mais profícua, pois pertenceu a praticamente todas as entidades existentes na cidade em sua época. Ele contribuiu, por exemplo, para o progresso da Sociedade Italiana Giuseppe Verdi, com a banda do mesmo nome; com a Cooperativa Operária Saltense, da qual foi fundador e primeiro presidente, em 16 de junho de 1918.

Também foi um dos fundadores da Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal, em 23 de março de 1927, sendo seu presidente nos anos de 1932, 1933 e 1938. Atuou em entidades esportivas, como o Ítalo F.C., equipe da colônia italiana, ocupando a presidência por diversos anos, passando depois para o Corinthians Saltense F.C. (antecessora da A.A. Saltense), isso em 12 de maio de 1928.


Na política

Scarano foi vereador à Câmara Municipal de Salto, assumindo o cargo titular depois de ser suplente, no período de 14 de julho de 1929 a 30 de outubro de 1930.


Homenagens

Em agradecimento pelo seu trabalho na construção da nova matriz de Nossa Sra. do Monte Serrat, Scarano foi homenageado pela Paróquia com uma placa, expressando a gratidão do povo, colocada na entrada da igreja.

Seu nome foi dado a uma das ruas da Vila Teixeira, como homenagem aos bons serviços prestados à coletividade local.


Família

João Scarano casou-se, em 31 de agosto de 1983, com Benedita Mariano de Oliveira, tendo enviuvado em 1918. Filhos: Nicola, José, Luiz, Maria e Pascoalina.

Ele faleceu em 15 de fevereiro de 1964, em plena atividade na Brasital S.A.

Posts recentes
bottom of page