top of page
Buscar

REPETECO

  • Foto do escritor: Valter Lenzi
    Valter Lenzi
  • 7 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Falando com a máquina


Teclou o número 0800 de uma empresa telefônica do qual era assinante e ouviu do outro lado:

- Booom dia! Obrigado por ter ligado. Aqui é da empresa Tal, sempre ao seu inteiro dispor. Se deseja adquirir uma linha, tecle 1; se deseja instalar uma secretária eletrônica, tecle 2; se deseja ser executado algum serviço, tecle 3; se seu telefone está com defeito, tecle 4; se deseja obter outra informação, tecle 5; se quer repetir todas as opções, tecle 6.

O que ele queria era perguntar por que em sua conta vinha sendo cobrada uma determinada importância, mas não conseguia falar com ninguém que lhe desse a devida explicação.

Tentou de novo: teclou o 0800 e a mesma voz gentil o cumprimenta: “Booom dia!” e repete toda a ladainha. Arriscou teclar o 3 (execução de algum serviço) e a mesma moça lhe ofereceu outras opções:

- Se deseja executar o serviço em seu aparelho, tecle 1; se o defeito for na linha, tecle 2; se o conserto já foi efetuado e ainda persiste, tecle 3; se quer repetir todas as opções, tecle 4.

Tentou em outro número que consta em sua conta: uma voz parecida, estilo máquina de atender, diz numa gravação que não é possível completar a ligação, porque aquele número é reservado apenas para os que residem na Grande São Paulo.

Voltou ao 0800: “Booom dia!” e a moça gentil repete toda aquela xaropada. Mas, prestando atenção tem um número que pode resolver o seu problema: (“se deseja obter outra informação, tecle 5”). Teclou 5 e veio mais uma série de opções:

- “Se quer pedir informações sobre nossos serviços, tecle 1; se quer saber as vantagens que oferecemos aos nossos assinantes, tecle 2; se deseja obter informações sobre sua conta, tecle 3...

Finalmente! Não esperou ela continuar, teclou o 3 e ouviu uma voz que lhe deu esperanças de que seu problema estaria resolvido:

- Aguarde um minuto, por favor. Nossas atendentes estão todas ocupadas...

Aguardou um minuto, dois, três, dez, vinte e só ouviu a repetição incansável do outro lado:

- Empresa Tal, oferecendo o que há de melhor aos seus assinantes. Adquira mais uma linha, ou outros produtos, aproveitando a promoção, com facilidades no pagamento...

- Não quero nada disso! Quero ser atendido por uma voz humana!, exclamou, enquanto atirava seu telefone sem fio na parede.

Seus problemas agora são dois: saber por que uma determinada importância vem sendo cobrada mensalmente em sua conta e encontrar alguém que conserte seu telefone...

(“Croniquetas” – 2006)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Posts recentes

© 2017 Todos os Direitos Reservados - Valter Lenzi. Produto criado por Wix.com

bottom of page