QUEM FOI QUEM
Dr. Emilio Chierighini: médico dedicado, atuou em Salto e Itu
Numa época em que havia apenas um ou dois médicos para atender a população saltense, o dr. Emilio Chierighini atuava na cidade com uma dedicação que hoje raramente se vê. Ele veio para Salto com sua família em 1931, após se formar na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, do Rio de Janeiro, aqui permanecendo 16 anos, até 1947, quando mudou-se para Itu. Mantinha um consultório, ao lado de sua residência, na Rua 7 de Setembro, atual Monsenhor Couto, além de prestar serviços para a Têxtil Assad Abdalla, que dividia com a Brasital S.A., ambas do setor têxtil, a condição de maiores empregadores da cidade.
Exerceu a medicina com dignidade, ética e entrega pessoal nas duas cidades onde atuou, sendo reconhecido como “médico da família”, como se costuma chamar aquele que vai inclusive às residências, na área urbana ou rural. Nunca se preocupou em receber seus honorários, atendendo a todos indistintamente, a pagamento ou não. Estava à disposição praticamente as 24 horas do dia e por isso era querido, respeitado e admirado pela população, que tinha nele um profissional dedicado, sempre pronto a receber os chamados.
O dr. Chierighini não se dedicava apenas à medicina. Em Salto, por exemplo, atuou em diversas entidades, principalmente no futebol, tendo sido dirigente do Corinthians Saltense F.C. e da A.A. Saltense, além de exercer a presidência do Regatas, antecessor do Clube de Regatas Estudantes Saltenses. Em Itu, também teve participação ativa na sociedade, atuando em diversas entidades, clubes de serviços, etc.
2 hospitais – Em Itu, inicialmente o dr. Chierighini exercia sua atividade médica em seu consultório, que montou em sua residência, além de atuar em diversas indústrias, sindicatos, empresas, etc. No início da década de 1960, com a colaboração dos seus filhos Hélio, Ennio e Emilce Terezinha, idealizou, ajudou a construir e participou das atividades do Hospital Nossa Senhora da Candelária, que começou a funcionar em 1964. Um outro hospital, o Psiquiátrico que levou seu nome, também foi criado em Itu, para o qual dispensava também todas as atenções.
Homenagens – Tanto Salto como Itu reconheceram o trabalho realizado pelo dr. Chierighini nos dois municípios e o homenagearam com a denominação de vias públicas em ambos. Recentemente, no início de 2019, seu nome foi dado ao Hospital Municipal de Itu, inaugurado pela Prefeitura.
Vida pessoal – O dr. Emilio Chierighini nasceu em Capivari, aos 21 de abril de 1907. Iniciou seus estudos no Liceu Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, em regime de internato, até completar o curso Científico. Era casado desde 1931 com a ituana Herminia Gazzola, de cuja união nasceram seus 3 filhos, quando ainda residia em Salto. Faleceu aos 76 anos (11 de janeiro de 1983), cercado do carinho dos seus familiares.