top of page

QUEM FOI QUEM

Maximiliano Salvadori teve atuação

importante no início do século XX


Maximiliano nasceu na Itália e veio jovem para Salto

Uma figura importante na história de Salto e que poucas vezes teve o devido reconhecimento é Maximiliano Salvadori, um italiano que veio ainda jovem para Salto, no início do século XX. Em 1906 ele já aparecia como elemento útil à coletividade, quando tomou parte, com o padre Antonio Pepe, na fundação da Sociedade Saltense de Socorro Mútuo, da qual foi o primeiro presidente.


A Socorro Mútuo era então uma das mais importantes e admiradas sociedades da cidade, pois embora ainda não contasse com uma farmácia, o que só aconteceu em meados do século passado, prestava auxílio aos mais necessitados, justificando seu nome. Aliás, seu nome completo era Sociedade de Mútua Assistência Socorro Mútuo, pois realmente prestava assistência aos seus associados (que eram muitos) quando eles passavam por dificuldades.

Maximiliano atuou também na área religiosa de Salto, tendo sido, por exemplo, membro ativo da Comissão de Construção da Nova Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat. Estava sempre ao lado do pároco, padre João da Silva Couto (futuro monsenhor), apoiando as várias iniciativas do sacerdote. Foi também um dos fundadores do Círculo Católico de Salto, em dezembro de 1925 e seu primeiro tesoureiro. Como vicentino, presidiu a primeira conferência da sociedade, em fevereiro de 1917.


Homenagem italiana – Em 1931 foi agraciado pelo governo italiano, país onde nasceu, com a “Estrela do Mérito do Trabalho. Nessa época trabalhava nas antigas fábricas da Societá Italo-Americana, inicialmente como marceneiro, indústria que foi a antecessora da Brasital S.A. Foi promovido a mestre da seção de Carpintaria, cargo que ocupou até aposentar-se, antes de sua morte, em 27 de agosto de 1949.

Posts recentes
bottom of page