top of page

QUEM FOI QUEM

Figura polêmica, Armando Barcella

foi um trabalhador e grande realizador


Armando orgulhava-se dos suas comendas e medalhas

Armando Barcella não foi unanimidade na cidade, pelo fato de às vezes se mostrar vaidoso, fazendo alarde de seus atos, mas as realizações que ocorreram em sua vida capacitam-no a ser considerado um dos mais atuantes saltenses, que se projetou em diversos setores da vida da sociedade local por suas qualidades empresariais. Sua vida não foi sempre um mar de rosas, pois para chegar a ser um empresário vitorioso teve que enfrentar muitos percalços.


Começou a trabalhar bem cedo: quando ainda era aluno do Grupo Escolar (hoje Escola) Tancredo do Amaral, tendo começado num moinho de fubá. Ao terminar o curso primário, passou a fazer parte de um grupo de pintores de paredes, composto por um mestre e três oficiais, no qual se destacou. Aos 20 anos, depois de comandar a equipe, ingressou na área de obras e construções, mas não ficou apenas nisso: mais tarde montou duas lojas de eletrodomésticos e um fábrica de móveis, bem como construiu um amplo prédio num terreno de sua propriedade, na Rua Rodrigues Alves, onde funcionou o Supermercado do Sesi e hoje é ocupado pelo Supermercado São Roque.

Construção do primeiro edifício de Salto, com 13 andares, na Rua Itapiru

Arrojado, resolveu, em 1978 iniciar a construção do primeiro edifício de Salto, que levou o seu nome, localizado numa área de 8.000 m2, na esquina da Rua Itapiru com a General Glicério, com 13 andares. As obras se prolongaram até 1989, tendo iniciado, logo em seguida, a construção de outro edifício, próximo do primeiro (Rua Itapiru com Presidente Bernardes), com 14 andares, ao qual deu o nome de sua esposa Isaura.


Os dois edifícios construídos por Armando, na Rua Itapiru

Graças às suas vitoriosas atividades empresariais, adquiriu três alqueires de terra nas proximidades da sede do Guarani Saltense A.C. (cujo terreno também lhe pertencia), os quais loteou, surgindo o Loteamento Armando Barcella, hoje tomado por um grande número de residências.

Armando procurava sempre adquirir maiores conhecimentos, por isso viajou mais de 30 vezes para o exterior e se vangloriava de ter assistido às Copas do Mundo de Futebol que foram disputadas a partir de 1966. Fez cursos de técnicas de edificações na Itália, Alemanha e França, pois dominava os idiomas latinos (português, castelhano, italiano e francês).


Ele foi presidente do Clube dos Casados por 8 anos; na foto com membros de uma de suas diretorias

Atividade social – Armando teve intensa atividade social na cidade: foi diretor da SIROS (sociedade na qual militavam os operários saltenses); conselheiro do Círculo Católico; conselheiro da Sociedade Saltense de Socorro Mútuo; fez parte da comissão de construção do Hospital e Maternidade Municipal, doando toda a mão de obra referente à pintura do prédio da Rua José Revel, assim como a mão de obra na construção do Parque Infantil, que funcionava na área hoje ocupada pelo CEC, na Rua Prudente de Moraes; foi grande colaborador da Apae, que o homenageou dando seu nome a uma das salas do seu prédio; durante 8 anos foi presidente do Clube dos Casados, participando da construção do seu prédio próprio.


Armando se destacou também na área de benemerência, procurando ajudar o próximo menos favorecido sempre que havia oportunidade. Pode-se citar o trabalho desenvolvido por ele e sua esposa Isaura, na distribuição de reforçada refeição para crianças carentes duas vezes por semana (às terças e quintas feiras), em seu salão de festas, localizado nas proximidades dos prédios que construiu na Rua Itapiru.

Comendador – Seu trabalho repercutiu fora de Salto, o que lhe valeram comendas e medalhas, às quais dava grande importância. Tornou-se comendador pela Confraria de São Luiz IX e de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, a qual lhe foi entregue numa grande festa realizada em Salto, no salão da Sociedade Italiana, no dia em que ele completou 50 anos de idade. Posteriormente recebeu mais 5 títulos de comendador, 9 no Grau de Cavaleiro, além de várias medalhas, colares, etc.


Armando com sua esposa Isaura, na festa de suas bodas de ouro

Vida pessoal – Armando nasceu em Salto em 1º de novembro de 1928, filho de José Barcella e Angelina Parentella. Casou-se em 20 de maio de 1948 com Isaura Terezan Barcella, com a qual teve os filhos Ivan, Vânia, Vagner e Yvone. Faleceu em 18 de novembro de 2008.

Posts recentes
bottom of page