top of page

REPETECO

Percorrendo o mundo, sem dinheiro


(Um vereador saltense foi a Londres estudar e acabou conhecendo vários países, sem dinheiro, mas com a cara e a coragem)


Deixou o Brasil em julho, rumando para Londres, onde pretendia estudar e permanecer por seis meses. Deu uma esticada até Copenhague, Paris e outras capitais europeias. Entediado com o clima londrino, resolveu fazer uma turnê que incluiu Helsinke (Finlândia), Amsterdam (Holanda), Berlin (Alemanha), Moscou (Rússia), Nova Iorque (Estados Unidos) e outros países.

Não estamos falando de nenhum milionário excêntrico que viaja para o exterior quando não tem nada o que fazer por aqui. Referimo-nos, nada mais, nada menos, ao vereador João Rodrigues da Cruz, também conhecido por “Joãozinho”, um paranaense que veio tentar a sorte em Salto e se deu bem.

Mas como? O homem ganhou na loteria londrina? Nada disso, o Joãozinho continua o “duro” de sempre, mas com aquele seu jeito de quem não está nem aí, vai levando a vida numa boa, fazendo amizades impossíveis e aproveitando as brechas que a nossa miserável existência oferece. Foi a Londres para realizar alguns cursos e voltar para nosso país no final de 1985. Não voltou: resolveu dar um giro pela Europa e ainda na semana passada telefonava para os amigos saltenses, de Amsterdam, avisando que fazia 20 graus abaixo de zero, mas que conseguia enfrentar os rigores da baixa temperatura com agasalhos apropriados, dentre eles um casaco de pele de urso que ganhou de um amigo português.

Por falar em amigos, ele os arruma em todos os lugares, o que explica sua facilidade em conseguir coisas. Antes mesmo de viajar para Londres já tinha endereços de alguns, com os quais acabou se encontrando e que o ajudaram a enfrentar os problemas de estadia, da língua, etc. Aos poucos Joãozinho foi se adaptando e daí até conseguir passagens para viajar para diversos países, apenas com a cara e a coragem, foi um pulo.

Não estranhem se um dia desses ele aparecer na televisão ou num jornal ao lado do Gorbachev, visitando o Politiburo ou passando um fim de semana na casa do presidente Reagan. Afinal, quem se tornou amigo íntimo de dona Margareth Thatcher e frequentador assíduo do Palácio de Buckingham, isso não é nada.

(Boca-de-Siri – 10 Anos de Humor – 2005)

Posts recentes
bottom of page