top of page

QUEM FOI QUEM

Prof. Acylino trabalhou pelo progresso de Salto,

que considerava sua cidade natal


Prof. Acylino veio para Salto em 1908

O professor Acylino do Amaral Gurgel não nasceu em Salto, mas desde que chegou à cidade se integrou a ela, trabalhando pelo seu progresso e engrandecimento. Ele nasceu em Una (atual Ibiúna), filho de tradicional família paulista, em 16 de dezembro de 1886. Fez o curso denominado primário na época, no Grupo Escolar de São Roque, após o que se formou na Escola Normal de Itapetininga, onde recebeu o diploma de professor, no ano de 1905.


Trabalhou na atividade inicialmente no Grupo Escolar de Piedade, para onde se mudou, e foi nessa cidade que começou a desenvolver seus conhecimentos de música, fundando a banda local e criando a orquestra e coro para as festividades religiosas da igreja. Em Piedade, contraiu matrimônio com a professora Joana Sardenberg de Souza Queiroz, em 1906, nascendo desse enlace 8 filhos: Walkir, Odmar, Amyr, Ayr, Claphyr, Ibs, Wysb, e Dylma. Um deles, Odmar, se transformaria em “Gaó”, o grande maestro, que iniciou sua carreira em Salto.

Veio para Salto em 1908, quando foi nomeado professor do Grupo Escolar (atual Escola Tancredo do Amaral), passando a residir na Rua Paissandu, atual Ruy Barbosa, onde viveu muitos anos, até maio de 1945, aos 59 anos, quando veio a falecer.

Cine Pavilhão, localizado na esquina das ruas Mons. Couto e Prudente de Moraes, teve uma orquestra criada pelo professor Acylino

Considerava Salto sua cidade natal e por isso muito fez pela cidade, participando ativamente da sua vida social e cultural. Dentre outras coisas, criou a Orquestra do Cine Pavilhão, na época do cinema mudo, quando os músicos se apresentavam antes e durante as exibições cinematográficas. Foi nesse cinema que despertou em Gaó o interesse pela música, pois ele também se alinhava ao lado dos músicos, embora fosse ainda um garoto. Criou também o Coral da igreja, lecionou música e compôs várias partituras para as festividades escolares e religiosas da cidade. Deixou em sua vasta bagagem musical diversas operetas infantis, missas, peças para orquestras e pianos, etc.


Escola Professor Acylino do Amaral Gurgel, na época em que passou a funcionar no prédio próprio – agosto de 1981

O professor Acylino foi contemporâneo de outros mestres que se notabilizaram por exercer outras atividades, além de ministrar aulas aos estudantes locais, como os professores José de Paula Santos, Cláudio Ribeiro da Silva e Benedita de Rezende.

Apesar de transferido para uma escola de São Paulo, o Grupo Escolar da Água Rasa, o professor Acylino manteve seus laços com Salto, onde viveu até seu falecimento.


Homenagem – Em reconhecimento ao trabalho que desenvolveu na cidade, o professor Acylino foi homenageado na atividade escolar, sendo seu nome dado à Escola Estadual que levou o seu nome, no Parque Bela Vista. Como ainda não tinha prédio próprio, ela funcionou durante alguns anos no prédio do Parque-Escola João Baptista Dalla Vecchia, no Parque Bela Vista, transferindo-se para suas atuais instalações em agosto de 1981.

Posts recentes
bottom of page