QUEM FOI QUEM
Adelino Garcia atuou na construção civil,
na política e no teatro saltense
Adelino Garcia foi um nome de expressão na cidade a partir da década de 1940, quando atuou em várias atividades. Ainda jovem, começou a trabalhar como pedreiro e, graças aos seus esforços, passou a construtor civil, com registro no CREA, tendo construído diversas obras não só em Salto, mas em diversas cidades vizinhas. A partir de 1953 ingressou no serviço público, inicialmente como fiscal de Obras Públicas, da Prefeitura Municipal de Salto.
Participou da política em 1951, quando concorreu às eleições realizadas nesse ano, elegendo-se vereador, o 4º do seu partido (PTB), com 161 votos, e o 5º dentre todos os candidatos ao cargo. Ocupou cadeira no Legislativo até 31 de dezembro de 1955, tendo sido presidente da Câmara no primeiro ano de mandato (1952).
Sua vida não se resumiu a isso. Teve participação também no esporte saltense, atuando em 1928 pelo Corinthians Saltense, clube que antecedeu a A.A. Saltense. Em 1951 foi eleito presidente da Associação Atlética Avenida, voltando ao mesmo cargo em 1957.
Na área social também teve ativa atuação, participando da fundação da SIROS – Sociedade Instrutiva e Recreativa Operária Saltense, em 1941.
Dedicou-se também ao teatro saltense, como ator e diretor de várias entidades artísticas, como o Grêmio Dramático São Francisco, em 1930; Grêmio Dramático Antônio Vieira Tavares, em 1942; Grêmio Dramático Rui Barbosa, em 1944 e Grêmio Dramático São José, em 1955.
Vida pessoal – Adelino nasceu em 23 de setembro de 1901, tendo se casado, em primeiras núpcias, com Ana Rita Florindo, com quem teve 4 filhos: Adelino Júnior, Rubens, Valter e Margarida; e em segundas núpcias com Francisca do Valle, tendo os filhos Nora e José Williams.
Faleceu em 19 de dezembro de 1983.
Homenagem – Foi prestada uma homenagem a Adelino pela Câmara e Prefeitura de Salto, que deram seu nome a uma das ruas do Jardim São João.