top of page

QUEM FOI QUEM

Ângelo Antonio Telesi, italiano trabalhou

e montou um curtume em Salto


Ângelo veio com 10 anos para o Brasil

Um industrial bastante conhecido em Salto foi Ângelo Antonio Telesi, italiano nascido em Caserta, em 14 de março de 1881. Veio para o Brasil quanto contava apenas 10 anos de idade, trazidos pelos seus pais Rafael e Clementina Telesi, aqui chegando em junho de 1891. Com 20 anos de idade já residia em Salto, onde se casou com Ângela Mazzilio, em 2 de dezembro de 1902. Tiveram 8 filhos: Rafael, Clementina, Ida, Alberto, Romeu, Julieta, Fortunata e Veneranda.


Família Telesi, com Ângelo, Angelina e seus sete filhos

Naturalizou-se brasileiro em 12 de junho de 1945, quando contava com 64 anos de idade. Antes disso, tinha trabalhado durante 28 anos na Brasital S.A. e, ao deixar esse emprego, estabeleceu-se por conta própria, montando uma pequena fábrica de tacos para tecelagem, nos fundos de sua casa, então na Rua 7 de Setembro (atual Monsenhor Couto), em frente à “casa de pedra”, construída pelo dr. Henrique Viscardi, onde funcionou por algum tempo a Biblioteca Municipal.


Curtume Telesi chegou a ter 100 funcionários

Mais tarde, transferiu-se para uma área maior, na Avenida D. Pedro II, altura do número 1.350, na Vila Teixeira. Em 1941 adquiriu de Pedro Martinelli um alqueire de terra à margem direita do Córrego Ajudante, montando ali o Curtume Telesi, uma sociedade anônima, da qual eram acionistas seus filhos e netos Walter e Ângelo. Com o crescimento da indústria, foram adquiridos mais três alqueires de terra, construindo-se ainda diversos prédios, que serviram também de moradia de membros da família. Nessa época chegou a contar com 100 empregados, fabricando acessórios de couros em geral, para fins industriais têxteis, servindo também a outros setores, como o cerâmico e o metalúrgico. Na década de 1970 passou a fabricar também os chamados de “clichetes pra cachorro”, chegando a exportar uma grande quantidade deles para vários países.


Homenagem – Ângelo faleceu em 1º de junho de 1963, passando o curtume a ser dirigido pelos seus filhos e netos, até o encerramento das atividades, na década de 1980.

Para homenageá-lo, a Prefeitura deu seu nome à praça que fica próxima ao Curtume Telesi, no Jardim São Francisco.

Posts recentes
bottom of page