top of page

QUEM FOI QUEM

Daniel Gasparini foi poeta, escritor e acadêmico


Daniel destacou-se em diversas áreas

Dentre outras coisas, Daniel Gasparini foi, principalmente, poeta, escritor e acadêmico. Como poeta foi autor de dois livros: “80 Poesias Originais” e “101 Poesias Originais”, lançados, respectivamente, em 1995 e 1998. Ele também foi o autor do livro “A Participação do Brasil na Taça Jules Rimet”, lançado em 1998, no qual apresentou detalhes técnicos dos muitos jogos disputados por nossa Seleção. Sempre lutou pela criação de uma Academia Saltense de Letras e, quando ela se concretizou, foi um dos membros fundadores, fazendo parte até seu falecimento, em 6 de junho de 2014.


Em junho de 1998 Daniel entrega seu 2º livro de poesias ao então presidente da Câmara, Djalma Moreira Nery

Nasceu em Porto Feliz, mas teve toda sua atividade escolar, profissional, religiosa e familiar em Salto, cidade que ela amava e tudo fazia em favor dela. Nasceu em 19 de fevereiro de 1932, tendo cursado o Grupo Escolar (atual Escola) Tancredo do Amaral, Seminário Metropolitano de Pirapora, onde fez o pré-ginasial, Colégio Estadual (atual Escola) Paula Santos, Escola de Contabilidade de Salto e o curso superior de Letras no Colégio Nossa Sra. do Patrocínio, de Itu. Era casado com Ruth Prado Gasparini, com quem teve duas filhas: Daili e Denise.


Daniel escrevia poesias desde a infância, tendo militado por certa de 15 anos no jornal O Trabalhador, no qual mantinha uma coluna em que eram publicadas poesias, crônicas e outras matérias. Durante vários anos foi diretor da União Musical Gomes-Verdi, constituindo-se num dos divulgadores e realizador de trabalhos de manutenção dessa banda.


Daniel homenageado pelo Lions Clube, pela Câmara de Salto (título de Cidadão) e pelo jornal Taperá

Por suas atividades relacionadas à escrita, recebeu em vida diversas homenagens, dentre elas a que considerava principal: o recebimento do título de Cidadão Saltense, que lhe foi outorgado em 24 de outubro de 1997. Também recebeu homenagens do Lions Clube de Salto, do Rotary Club de Salto e do jornal Taperá, que o escolheu como Destaque por seu Mérito e Tradição, em 2005.


Com a esposa Ruth, filha Denise e neto e com integrantes da “Gomes-Verdi”, da qual foi diretor

Posts recentes
bottom of page