top of page

QUEM FOI QUEM

Domingos A. Lammoglia, fundador

e vários anos presidente da Associação Comercial


“Mingo”: 10 anos presidente da ACIAS

Graças a Domingos Antônio Lammoglia a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto surgiu em 4 de novembro de 1964. É que ele foi o maior incentivador para o surgimento da entidade, tendo convocado reuniões visando a fundação, de organização e planejamento, que começaram logo no início de 1964. Segundo suas declarações, na época, o principal fator que o levou a fundar a Associação foi a crise econômico-política pela qual passava o país, no governo de João Goulart. Havia muita inflação e muitas dificuldades para a compra de mercadorias por parte dos comerciantes. O fato de já pertencer à Associação Comercial de Itu, como diversos outros comerciantes saltenses, facilitou seu entendimento para fundar em Salto uma entidade com os mesmos propósitos.


Ele foi proprietário da Padaria Estrela durante 30 anos

Nascido em 28 de julho de 1918, “Mingo”, como era chamado, era um dos 10 filhos do casal Domingos-Carmelina Lammoglia. Atuou como comerciante durante muitos anos, com a Padaria Estrela, localizada na esquina da Rua Dr. Barros Jr. com a 7 de Setembro, bem próxima da matriz de Nossa Sra. do Monte Serrat. Durante cerca de 30 anos Mingo dirigiu a padaria, vendendo-a em 1978.


“Mingo” com o coletor federal Mário Perugini, assessor municipal Alberto André Ferrari e prefeito Joseano Costa Pinto (1967)

Mingo foi o primeiro presidente da Associação Comercial e ocupou o cargo por nada menos que 15 anos (de 1964 a 1979). Nesse período ele contou com o apoio do Rotary Club de Salto, do qual fazia parte e de outras entidades locais. A Associação se instalou na Rua 9 de Julho, em frente às Lojas Cem, onde permanece até hoje. Esse prédio foi adquirido da Brasital S.A., indústria que contava com 4 quarteirões de casas, na época vendidas preferencialmente aos seus funcionários

Com 4 presidentes da Associação Comercial que o sucederam: Joaquim A. Cavalli, Antonio C. Rigolin, Victor A.F. Schiffel e Cleófano Leão (1963)

Homenagens

Mesmo após deixar a presidência da Associação Comercial, “Mingo” não se desligou e foi homenageado diversas vezes pelas diretorias que se sucederam, sendo reconhecido seu trabalho em prol da fundação e funcionamento da entidade. Principalmente nos aniversários ele era lembrado, como na comemoração dos 10 e 25 anos da ACIAS, esta última promovida pelo Rotary Club de Salto.


Várias entidades

“Mingo” fez parte de diversas entidades, dentre elas duas do setor de esportes da cidade, o Clube de Regatas Estudantes Saltenses e a Associação Atlética Saltense; foi um dos fundadores do Rotary Club de Salto, conselheiro do Clube de Campo Saltense e participou em diversas outras.

Era casado com Ignez Bordini Lammoglia, com que teve uma filha: Edna.

Faleceu em 3 de junho de 2016.

Posts recentes
bottom of page