top of page

QUEM FOI QUEM

Joaquim de Arruda Sontag foi lavrador, pecuarista, industrial e cidadão atuante


Joaquim atuou na política, sociedade e no esporte local

Além de exercer suas atividades profissionais, Joaquim de Arruda Sontag foi um cidadão atuante em vários setores da comunidade saltense, principalmente na política e na sociedade. Nascido em Salto aos 2 de novembro de 1916, fez o curso primário no “Tancredo do Amaral” e o ginasial no “Regente Feijó”, em Itu. Começou a frequentar uma escola superior em São Paulo, mas compromissos particulares e familiares o trouxeram de volta à sua cidade, onde atuou como lavrador, pecuarista e industrial, praticamente ao mesmo tempo. Isso não o impedia de participar ativamente de várias outras atividades.



Tomando posse como presidente do Rotary, com seu antecessor Giácomo Dalla Vecchia

Foi, juntamente com Archimedes Lammoglia, Mário Dotta e Paulo Miranda Campos, fundador do jornal O Liberal, em setembro de 1949, fazendo parte de sua diretoria até 31 de agosto de 1952. Foi também membro fundador do Clube de Campo Saltense, em 1964, ocupando a presidência de 1972 a 1976; fez parte da Cooperativa Agrícola de Salto e foi um dos fundadores do Rotary Club de Salto e era presidente desse clube quando faleceu tragicamente, num acidente em sua propriedade agrícola, em 1979.


À direita da foto, na política, com um jovem, prefeito Joseano e deputado Lammoglia

Militou na política local, presidindo o extinto PSD – Partido Social Democrata, pelo qual, coligado com a UDN e PSP, foi candidato ao cargo de vice-prefeito de Salto na eleição de 1951, cujo candidato a prefeito, Antônio Andrietta, não foi eleito. Na eleição de 1959 foi eleito suplente de vereador, tendo a oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo local quando do licenciamento de um vereador efetivo,



No esporte, como jogador do Regatas (1º da esq. p/ a dir., agrachado)

Atuou também no esporte saltense, como jogador de basquete do Clube de Regatas Estudantes Saltenses, defendendo, inclusive, a Seleção de Salto na disputa dos Jogos Abertos do Interior, na década de 1950.





Joaquim com sua esposa, a professora Antonietta

Família – Joaquim era casado com a professora Antonietta Boldrin Sontag desde 15 de julho de 1950, com quem teve 3 filhos: Maria Antonietta, Anibal e Amilcar.

Seu falecimento ocorreu em 27 de março de 1979.



Posts recentes
bottom of page