QUEM FOI QUEM
João de Souza Filho foi um dos pioneiros na luta pelos direitos dos advogados saltenses
João de Souza Filho não teve apenas atuação por mais de 30 anos como advogado em Salto. Ele foi um dos pioneiros pelos direitos dos advogados saltenses e se destacou como um dos que lutaram pela implantação da 157ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Salto, em 5 de março de 1987, juntamente com os advogados Mário Dotta Júnior e José Messias Ticiani. Aliás, numa entrevista concedida à jornalista Mirna Scalet Bicalho, publicada no jornal da OAB em abril de 2004, “Joca”, como era conhecido pelos seus amigos, disse que enfrentou muitas dificuldades, juntamente com seus companheiros Marinho e Messias. Segundo ele, na época era difícil reivindicar os direitos dos advogados junto aos juízes, “que se julgavam deuses e impunham suas vontades à comarca e ao nosso trabalho”.
Antes da criação da Subsecção da OAB na cidade, ele e outros companheiros fundaram a Associação dos Advogados de Salto, “para fazer valer os direitos dos advogados perante os juízes, promotores, advogados, etc.”. O dr. João considerava isso necessário, pois os juízes impediam que os profissionais do Direito utilizassem suas prerrogativas, ocorrendo até um episódio com uma advogada que ficou tão desapontada com a Justiça que fechou seu escritório e deixou a advocacia.
Na época Salto contava com cerca de 15 advogados, número que cresceu bastante nos últimos tempos. A Subsecção da OAB enfrentou problemas nos seus primeiros tempos, o que obrigou o dr. João, Marinho Dotta e Valdemar Rigolin a utilizar os próprios recursos para comprar os móveis, geladeira e até material de escritório para a entidade poder funcionar. Ele foi o primeiro presidente da Associação dos Advogados e da OAB (esta nos anos 1987/1988 e 1989/1990), ocupando o cargo nos dois primeiros anos de existência de ambas.
Secretário e Lions – O dr. João foi assessor (denominação anterior dos secretários) nos governos de Josias Costa Pinto (1973 a janeiro de 1977) e de Pilzio Nunciatto Di Lelli (1983-1988); secretário na administração de Eugênio Coltro (1989-1992) e secretário no segundo mandato de Pilzio (de abril de 2001 a outubro de 2002).
Foi também membro do Lions Clube de Salto, ocupando a presidência de junho de 1977 a junho de 1978.
Vida pessoal – O dr. João nasceu em Palmares, Pernambuco em 5 de setembro de 1945. Filho de João José de Souza e de Stella de Oliveira Souza, veio para Salto na década de 1960, tendo se tornado bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Campinas em 20 de janeiro de 1972. Militou na advocacia durante 37 anos, pois faleceu em 27 de outubro de 2006, aos 61 anos de idade, vítima de AVC.
Era casado com Elvira Hipólito de Souza, desde 4 de julho de 1975, com quem teve 3 filhos: Juliano Hyppolito de Souza, Luciana Hyppolito Ferrari e João Evandro Hyppolito de Souza.
Homenagem – A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageou o dr. João, dando seu nome a um dos viadutos da Rodovia da Convenção, entre Salto e Itu.