QUEM FOI QUEM
Ayr Galafassi foi o maior ciclista saltense em todos os tempos
Houve uma época em que o ciclismo era um dos esportes preferidos dos saltenses, pois contávamos com vários atletas que defendiam Salto nas principais competições do Estado, além da cidade promover corridas todos os anos, atraindo os melhores ciclistas paulistas. Contávamos, dentre outros, com Ayr Galafassi, Giácomo Dalla Vecchia (Nego) e Jacyr Painelli, que conquistavam vitórias ou boas colocações nas provas de que participavam.
O principal deles, sem dúvida alguma, foi Ayr Galafassi, que começou a correr com 17 anos de idade e aos 18 era um dos mais famosos da região e até mesmo do Estado. Ele nasceu em Santo André, em 1936, vindo a residir em Salto quando tinha 15 anos. Aqui se estabeleceu e defendeu a cidade em muitas provas, tendo chegado a correr pela Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo, que na época contava com uma boa equipe na modalidade.
A principal vitória de Ayr foi nos Jogos Abertos de 1953, em Jundiaí, quando contava ainda com 18 anos de idade, e no ano seguinte foi considerado o melhor ciclista do Interior paulista. Venceu dois campeonatos paulistas de ciclismo e, numa entrevista publicada no Taperá, em abril de 1994, ele revelava que tinha conquistado mais de 100 troféus, grande parte deles por vitórias em dezenas de provas. Contou também que parou de correr ainda muito jovem, com 21 anos de idade, porque o ciclismo vinha prejudicando sua mocidade, seus estudos e até suas amizades, pois muitos exigiam que ele vencesse sempre e isso não era possível, como não é para nenhum atleta.
Recebia apoio apenas de seus familiares, principalmente seu pai, que tinha uma tecelagem na cidade e recursos para adquirir biclicetas apropriadas para as provas. Além de Ayr, ele mantinha uma equipe de ciclistas da cidade. Quando Ayr parou de competir, Ayr vendeu as três bicicletas e com o dinheiro comprou uma moto, o que mostra que elas eram valiosas.
Vida social – Ayr tinha uma ativa vida social, frequentando os clubes locais e até assumindo cargos nos mesmos. Ele foi, por exemplo, presidente do Rotary Club de Salto (1981/1982) e presidente da Sociedade Italiana Giuseppe Verdi (1984/1985). Atuou em algumas equipes amadoras de futebol da cidade e também nas dos Veteranos Saltenses, do qual era grande entusiasta. Também foi colaborador das equipes amadoras e profissionais da A.A. Saltense.
Família – Ayr era casado com Neusa Ustrito Galafassi e tinha 2 filhas: Glenda e Glenis. Sempre trabalhou por conta, na compra e venda de veículos, principalmente, com sua empresa Ayr Veículos. Era também um apreciador de carros antigos e por muito tempo possuiu um a Romi Izzeta e um Gurgel que eram motivo da admiração de muitas pessoas.
Faleceu em 28 de fevereiro de 2015.