top of page

OPINIÃO



As boa colocação da nossa Educação


Surpreendeu a colocação de Salto no estudo realizado pelo Instituto Aquila, denominado Índice de Gestão Municipal, referente aos últimos 8 anos. Entre os 5.570 municípios brasileiros, nossa Educação alcançou um importante 89º lugar e no âmbito estadual, entre os 645 municípios paulistas, ela ocupou o 27º. Esse estudo não levou em conta apenas a Educação, mas outros indicadores relacionados à gestão municipal, também considerando os últimos 8 anos, atingindo o final do segundo mandato de Geraldo Garcia, os 4 anos de Juvenil e os 2 anos e meio da atual gestão. Antes da publicação que fizemos sábado, procuramos saber da idoneidade do Instituto Aquila, tomando conhecimento que faz parte da Editora Abril, trabalha com uma série de soluções de gestão, fornecendo assessoria para o setor privado, como geração de receita, controle de custos e despesas, etc. Realiza fóruns, como o já programado, denominado “Como recuperar o foco no desenvolvimento”, que contará com as presenças dos governadores de São Paulo (João Doria) e Minas Gerais (Romeu Zema), deputados federais Felipe Rigoni, Kim Tataguiri e Tiago Mitraude, além de outros. Trata-se, portanto, de uma importante empresa brasileira de assessoria internacional, com 7 anos de trajetória, 500 profissionais envolvidos, 450 clientes públicos e privados, 1.200 projetos executados, 54 segmentos de atuação, 6 livros publicados, 3 escritórios internacionais e 12 cursos ofertados por sua Escola de Gestão Aquila.

No estudo envolvendo os municípios, são levados em conta 39 indicadores para a classificação de excelência, os quais permitem aos municípios a troca de informações, em tempo real, para implantação das melhores práticas de gestão. Além de mostrar que Salto foi muito bem no que se refere à Educação, ficando à frente de Itu e Indaiatuba (cidades que são nossos parâmetros e que por isso fazemos sempre a comparação), nosso município alcançou o 265ª colocação entre os 5.570 municípios brasileiros, no que se refere ao Desenvolvimento Sócio-econômico e Ordem Pública, ficando à frente de Indaiatuba (283ª) e de Itu (845ª). Fomos a 869ª em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, atrás de Indaiatuba, a 654ª, mas à frente de Itu, a 856ª. Em Eficiência Fiscal Indaiatuba brilhou, pois foi a 21ª e Salto (na 1.693ª) ficou atrás também de Itu (928ª). Nossa pior classificação foi em Saúde e Bem-estar: 4.016º lugar, longe de Indaiatuba (3.380º) e Itu (que foi a melhor das três, no 1.691º posto).

No que se refere ao Estado de São Paulo, Salto foi 213º colocado no Índice Geral, 271º na Eficiência Fiscal, 511º na Saúde, 364º na Infraestrutura e Mobilidade Urbana e 106º (muito boa colocação) no Desenvolvimento Sócio-Econômico e Ordem Pública. Comparando com Indaiatuba e Itu, estivemos melhor que Indaiatuba, além da Educação, em Desenvolvimento Sócio-Econômico também. Quanto à comparação com Itu, vencemos apenas na Educação e Desenvolvimento Econômico.

Um número expressivo, que não pode deixar de ser citado, foi nosso 1º lugar em Educação e também em Desenvolvimento Econômico, na região de Sorocaba (15 cidades), além do 3º lugar em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, 7º em Eficiência Fiscal e 8º em Saúde. No cômputo geral ocupamos a 3ª colocação, à frente de Itu, que foi o 4º, e de outros 12 municípios.

Como se nota, Salto não está tão ruim como alguns imaginam. Temos que melhorar em vários setores, não há dúvida, basta se igualar às boas colocações registradas em alguns dos índices pesquisados.


CÁ ENTRE NÓS


Rodovia SP-75

Parece que finalmente a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) está agindo em relação à Rodovia SP-75, fazendo algumas exigências para que haja uma diminuição do grande número de acidentes que tem ocorrido nos últimos tempos. Uma dessas exigências feitas à AB/Colinas é a instalação de radares, para impedir que alguns motoristas desenvolvam velocidade excessiva, uma das causas principais desses acidentes. Também está em estudos a implantação de passarelas no trecho entre Salto e Indaiatuba, para evitar que ocorram atropelamentos. Infelizmente, a única coisa que a Artesp não cogitou foi alterar o valor de um dos pedágios mais caros do Estado e do País, levando em conta o pequeno trecho de 40 km entre Salto e Campinas (R$ 13,80 na ida e mais R$ 13,80 na volta). A alegação é que isso só poderá ser feito no vencimento do contrato com a Colinas, em 2020 ou 2021. Infelizmente.


Novos ônibus

A Nardelli entregou na semana passada 8 ônibus novos, cumprindo o contrato firmado com a Prefeitura, após ter vencido a licitação do transporte coletivo urbano. A empresa já vinha instalando os novos pontos de ônibus, tarefa que prossegue e liberou também o 1 milhão de reais, que está sendo aplicado nesse serviço. Como toda empresa que presta serviços, a Nardelli recebe críticas em número muito menor do que deveria, pois atende milhares de pessoas diariamente, mas podem ter certeza que a situação seria muito pior se uma empresa de fora tivesse ganhado a licitação. Temos notícias que em outras cidades as concessionárias não cumprem certas exigências e até chegam a não pagar seus funcionários, provocando greves que prejudicam os usuários. Em Salto isso não acontece porque a Nardelli é um exemplo de organização e de responsabilidade, Dá emprego para cerca de 250 pessoas, recolhe seus impostos aqui e atende bem os que necessitam dos seus serviços. Queriam mais o quê? Infelizmente tem muitos custos e por isso as tarifas sempre têm que ser reajustadas, o que é inevitável.


Festas começam

Tem início neste final de agosto e início de setembro as tradicionais Festa do Salto e Festa da Padroeira. O saltense e as pessoas de outras cidades têm a oportunidade de escolher uma delas ou as duas, que oferecem muitas atrações na primeira quinzena setembrina. A Festa do Salto começou na noite de ontem e prossegue até dia 15 de setembro e a da Padroeira tem início na próxima semana, terminando também no dia 15. Parque de diversões, barracas de entidades, shows no Pavilhão das Artes e num palco montado ao lado da matriz de Monte Serrat serão as principais atrações. É a oportunidade de lazer oferecido pela Prefeitura de Salto e Matriz de Monte Serrat a todos que desejarem participar e passarem alguns momentos agradáveis no centro da cidade, principalmente à noite, nos três próximos finais de semana. Não se deve esquecer também das cerimônias religiosas, realizadas na matriz, que se iniciaram desde o primeiro ano de fundação de Salto, em 1698, numa homenagem a nossa Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat.


BOCA-DE-SIRI


Fogo no rabo


As queimadas não ocorrem apenas na Amazônia, mas também em nossa cidade, promovidas por espíritos de porco que jogam bitucas de cigarro ou ateiam fogo no mato seco. São pessoas com fogo no rabo, ou seja, alguém que está muito inquieto e agitado, que se satisfaz com alguma coisa queimando. Eles se escondem, mas se fosse possível localizá-los, deveríamos justificar a alcunha que lhes é dada, colocando efetivamente fogo nos seus rabos pra verem o que é bom.

Posts recentes
bottom of page