top of page

QUEM FOI QUEM

Romeu Telesi atuou na indústria, no esporte, na política e em diversas entidades


Ele foi o que se pode chamar de “cidadão prestante”, aquele que se dedica a várias atividades voluntárias na cidade, pelo simples prazer de colaborar com as entidades e indiretamente com os cidadãos de sua comunidade. Romeu Telesi atuou em pelo menos quatro áreas: na indústria, no esporte, na política e na sociedade local, Nasceu em Salto em janeiro de 1925, décimo segundo e último filho do casal de imigrantes Angelo Antônio Telesi e Angelina Telesi. Realizou seus primeiros estudos em Salto, no Grupo Escolar Tancredo do Amaral e cursou o ginasial na vizinha Itu.


Romeu (2º da dir. p/esq.) e outros diretores do Guarani no estádio do clube – julho de 1969 e com o troféu e faixa de campeão amador - 1987

Seus estudos tiveram que ser interrompidos porque seu pai, proprietário de um pequeno curtume, precisou dos seus serviços. Nesse curtume, ainda jovem, ele fazia a entrega das mercadorias, principalmente na estação ferroviária de Salto, que fazia o transporte para São Paulo e para outras cidades paulistas. Juntamente com seus irmãos e sobrinhos, ele fez parte da diretoria do Cortume Telesi, que teve uma época de muito progresso na história industrial da cidade.

Desde muito jovem dedicou-se ao esporte, principalmente ao futebol do Guarani Saltense Atlético Clube. Era um entusiasta pelo clube, fazendo parte do Conselho Deliberativo e comissões, dentre elas a de Patriônio, da qual foi vice-presidente, em 1967. Também ocupou o cargo mais importante do clube em duas oportunidades: de 1957 a 1959 e de 1984 a 1988 e em outras ocasiões foi diretor ou conselheiro.


Na sede da Associação dos Aposentados, com diretores, durante uma reunião – fevereiro de 1993

Na política, Romeu, embora não tivesse sido eleito, exerceu a vereança em duas oportunidades, substituindo o titular do seu partido: de junho de 1960 a fevereiro de 1961 e de fevereiro de 1962 a dezembro de 1963.

Na área social, Romeu foi conselheiro da Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal e nos seus últimos anos de vida se dedicou à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Salto, entidade que dirigiu e na qual defendeu com intenso trabalho os direitos dos seus membros.


Vida pessoal e homenagem – Romeu Telesi era casado com Iole Beletti Telesi, com quem teve duas filhas: Angelina (Tuco) e Sônia, que lhe deram netos e bisnetos. Ele faleceu em 27 de dezembro de 1995, aos 72 anos de idade.

Romeu teve seu nome dado a uma das ruas do Jardim Monte Paschoal, por indicação da Comissão de Nomenclatura, referendada pelos vereadores e pelo prefeito municipal.


Posts recentes
bottom of page