QUEM FOI QUEM
João Rodrigues, uma vida voltada à família, ao trabalho e à Igreja
João Rodrigues foi uma pessoa que não teve uma vida obscura, pois ele marcou presença não só como um homem dedicado à sua numerosa família, mas também teve uma trajetória de trabalho e de empenho em favor da Igreja Católica. Nascido em Salto em 2 de outubro de 1919, era um dos 9 filhos do casal Manoel Rodrigues e Maria Bozelli (os outros eram Venina, Francisco, Lázara, José, Mário, Tarciso, Mariquinha e Antonio). Começou a trabalhar ainda menino na Brasital S.A., sucedida pela Santista (na qual se aposentou), tendo se dedicado ao trabalho com disposição, o que lhe valeu a admiração dos que com ele conviviam. Mas não restringiu sua existência apenas à família e ao trabalho, pois, como católico praticante, fez parte de associações religiosas, como a Irmandade de São Benedito, da qual, inclusive, foi vice-presidente, em 1964.
Aliás, morando na Vila Nova, participou ativamente da construção da igreja de São Benedito, cuja pedra fundamental foi lançada em 1948, tendo sido iniciados os trabalhos em 1953, concluídos no final dessa década. Segundo Desdêmona Ignácio, num dos seus artigos para a coluna “Encontro Marcado”, do jornal Taperá, João Rodrigues era um entusiasta e batalhador em favor da construção daquela que viria a ser a 2ª paróquia de Salto, trabalhou pra valer durante as obras e depois continuou com a sua devoção, fazendo parte ativa da vida da igreja. Nas quermesses, por exemplo, lá estava ele com suas filhas e genros preparandos os pastéis para serem vendidos ao grande número de pessoas que compareciam às festividades. Enquanto isso, dona Inês, sua esposa, preparava o quentão nas noites frias de junho, ajudando a arrecadar dinheiro para a manutenção da igreja. Ele acompanhou com grande satisfação a primeira missa, realizada quando a igreja ainda não estava pronta, assim como a inauguração do altar-mor em 1959, além da primeira procissão em janeiro de 1960 e da primeira festa de São Benedito, na igreja nova. Quando foi formado o primeiro Coral, João Rodrigues passou a fazer parte, participando das festividades da igreja e de outras, como nas festas da Capela do Divino, de Nossa Sra. das Neves (Buru) e na de Santo Antonio, no Cortume Telesi. Esse Coral existiu até novembro de 1989
Família – João casou-se com Inês Duarte, em 19 de abril de 1941, de cuja união nasceram os filhos Maria de Lourdes, Marlene, Antonia Salete, Hélio, Jorge e Maria Ester. Ele faleceu aos 70 anos, em 5 de agosto de 1990.