top of page

REPETECO

RETRATO DA VIDA


Alguém já se preocupou em contar quanto tempo de sua vida gastou trancado no banheiro, quantos litros de urina seu organismo produziu, quantas vezes seus olhos piscaram? Se pensou em fazer isso, certamente ficou enrolado com os números e perdeu a contagem. Pois a televisão inglesa BBC realizou um levantamento, com o objetivo de “eliminar dúvidas da existência humana”, para ser utilizado numa série a ser produzida para a TV, denominada “O Corpo Humano”. A série em sete capítulos tornou-se um dos mais ambiciosos projetos de divulgação científica da história da rede de rádio e teve inglesa.

Diversas perguntas foram respondidas por esse levantamento, referente à existência humana, que foram computadas e analisadas, no que se pode chamar de “um retrato estatístico da vida”. Constata-se no resultado apresentado algumas coisas bastante curiosas. Por exemplo: na vida uma pessoa pisca 415 milhões de vezes; somados, todos os fios de cabelo de cada cabeça atingiriam 950 quilômetros, 20 quilômetros a mais que a distância entre São Paulo e Goiania. Cada pessoa (será que os diabéticos estão incluídas nessa?) consome nada menos que 160 quilos de chocolate em vida; faz amor, ao longo da vida, 2 mil e 500 vezes, com cinco parceiras diferentes (média de uma relação a cada 11,6 dias), mas só se apaixona por duas pessoas.

Outros dados interessantes: cada um caminha cerca de 22 mil quilômetros durante sua existência, o que equivale à metade da circunferência da Terra, pela linha do Equador; fica cerca de seis meses fechado num banheiro, produzindo, dentre outras coisas, 40 mil litros de urina. Come por três anos e meio e beija durante duas semanas consecutivas. Fala o correspondente a 12 anos, dois e meio dos quais ao telefone; faz, desce o nascimento até a morte, uns 150 amigos; come 7 mil ovos e passa cerca de um ano e meio da vida na direção de um veículo.

Esses dados referem-se a uma pessoa que vive na Inglaterra e por isso alguns deles não se referem a brasileiros, como por exemplo a quantidade de chocolate consumida. Se esse levantamento fosse feito no Brasil, teríamos que procurar saber quanto tempo se passa na frente de um aparelho de TV, assistindo novelas ou jogos de futebol; quantas sacas de feijão ou arroz consumimos em nossa existência; quantos litros de cerveja se toma nos finais de semana; quantas doses de pinga ou quantas caipirinhas se consome nos bares, na praia ou em churrascos; quanta fofoca cada pessoa faz na vida; quanto tempo se gasta criticando os governantes, etc.

Se fôssemos particularizar ainda mais, falando especificamente dos saltenses, seria bom saber quanto pozinho preto da Emas e serragem da Eucatex nós aspiramos em toda nossa existência (montes e montes); quanto mau cheiro proveniente dos rios Tietê e Jundiaí penetraram em nossas narinas; quantas vezes nossos olhos visualizaram a espuma no Rio Tietê; quantas vezes reclamamos dos nossos governantes, pedindo mais empregos, mais obras, pavimentação, iluminação, limpeza, etc.; em quantas oportunidade ouvimos o blábláblá dos políticos, fazendo promessas mil e em quantas ocasiões lamentamos não termos sido atendidos.

Se computarmos todo esse tempo, vamos ver que mesmo os que durarem 80 anos terão um período muito pequeno para gozar a vida. Vão voltar com crédito na próxima encarnação.

(Livro “Momentos” – 2003)


Posts recentes
bottom of page