OPINIÃO
Os prováveis candidatos a prefeito
O tempo passa rápido. Parece que foi há pouco tempo que tivemos eleições municipais, mas já se vão mais de 3 anos. Este será o último ano para o prefeito Geraldo Garcia, seu vice Wagner Correia da Silva e para os 17 vereadores que compõem nossa Câmara Municipal. É que em outubro próximo teremos mais uma eleição para a chefia do Executivo local e outra para o Legislativo, esta diferente da realizada em outubro de 2016. É que o número de cadeiras foi reduzido de 17 para 11 e, se não tivermos nova mudança, essa redução deverá mesmo acontecer.
Salto terá neste ano vários candidatos a prefeito, alguns dos quais já revelaram sua intenção de participar da disputa, inclusive um deles logo após o término da votação em 2016. Trata-se de Laerte Sonsin, que obteve uma surpreendente 2ª colocação na última disputa, considerada por ele e pelos que trabalharam em favor de sua candidatura como uma vitória, pois a diferença para o vencedor (Geraldo Garcia) não foi muito grande e, o mais importante, ficando à frente do então prefeito Juvenil Cirelli.
Pode-se dizer que três fatores justificaram a boa votação de Laerte: primeiro o fato de ser um nome novo na disputa, merecendo a preferência dos que queriam sair da mesmice de todos os anos; segundo o fato de haver dúvidas se Geraldo poderia ser mesmo candidato, tendo em vista o fato de que teve suas contas rejeitadas, ou até mesmo se ele tomaria posse; e em terceiro a queda de popularidade de Juvenil, após 4 anos de governo, assim como sua saída do Partido dos Trabalhadores (que também estava em baixa), que o levou a disputar a reeleição pelo PDT.
Outro candidato que não precisou se declarar foi Geraldo Garcia, apesar de haver dúvidas se ele conseguiria chegar ao fim do seu mandato, tendo em vista os problemas que enfrentou (e enfrenta) na Justiça. Ele, porém, sempre se mostrou confiante de que não teria que deixar o cargo, pensamento que perdura, conforme revelou em recente entrevista a este jornal. O problema é se não puder se candidatar à reeleição, pois apesar de ele dizer que tem gente capacitada em sua equipe, sabe-se que ninguém poderia substituí-lo à altura e não será que em cima da hora possa ocorrer o milagre de aparecer alguém com o perfil necessário para ocupar seu lugar.
Além desses dois candidatos, poderemos ter mais uns dois ou três. Um que parece certo é o sindicalista Sandro Garcia, que tivemos a oportunidade de conhecer numa visita que fez à redação do Taperá. O provável candidato seria o vereador Antonio Cordeiro, que inclusive se declarou como tal, mas teria concordado em dar a oportunidade de Sandro concorrer. Trata-se de uma pessoa esclarecida, com bons conhecimentos da política local, embora dela nunca tenha participado, mas o fato de ser candidato do PT pode ser um obstáculo a ser ultrapassado.
Da Câmara podem sair outros candidatos, falando-se em Edemilson dos Santos (que também sempre revelou sua vontade de concorrer no próximo pleito), Vinícius Saudino, com bom trânsito nas redes sociais e entre os jovens, além de veteranos como Luiz Carlos Batista e Lafaiete Pinheiro dos Santos, estes dependendo de uma brecha, caso Geraldo não possa ser candidato à reeleição.
O panorama por enquanto é esse, mas podem surgir novidades nos próximos meses,
CÁ ENTRE NÓS
Poupatempo
Até há alguns meses para se tirar uma carteira de identidade em Salto, por exemplo, tinha-se que se dirigir à Delegacia de Polícia e o documento levava vários dias para ficar pronto. Quando Itu e Indaiatuba passaram a contar com o Poupatempo, quem tinha urgência em contar com esse documento, além de outros, agendava o atendimento e no dia aprazado se dirigia às vizinhas cidades, requeria o documento, que ficava pronto no dia seguinte. Com a recente instalação do Poupatempo em Salto, não só o RG mas um total de mais de 50 serviços digitais podem ser obtidos num prazo reduzido. Dentre eles os relacionados ao IPTU, CDHU, Sabesp, recurso de multas, auto de infração de trânsito, certidão de valor venal, atestado de antecedentes, entre outros. O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Em pesquisa de satisfação com os usuários, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação, e em 2019 o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o “Melhor Serviço Público de São Paulo” pelo Instituto Datafolha. Espera-se que em nossa cidade ele também corresponda e se torne um aliado importante para todos os cidadãos.
Menos inquéritos
Houve uma queda no número de inquéritos policiais em 2019, numa comparação com o mesmo período (janeiro a novembro) de 2018: 25 por cento. Curiosamente, nos mesmos 11 meses do ano passado, tivemos um aumento do número de prisões realizadas: 656 contra 580 no mesmo período de 2018. Se tivéssemos ainda a Cadeia Pública local, não haveria vagas pra tanta gente. Analisando os números apresentados pela Polícia Civil, vamos verificar que aumentaram as tentativas de homicídio (de 6 para 9), lesão culposa por acidente de trânsito (de 57 para 70), roubo de carga (de 5 para 7) e furtos (de 557 para 569). A quantidade maior é de furtos, que praticamente se manteve de um ano para outro e isso é preocupante, demonstrando que as ações policiais continuam enfrentando dificuldades para evitar que esse tipo de crime se reduza. Esse, aliás, é um trabalho difícil, pois os furtos ocorrem em locais isolados, onde a Polícia não pode estar o tempo todo. Quanto à queda de números numa comparação com os dois últimos anos, é importante ressaltar que os roubos e furtos de veículos tiveram queda, notadamente o de roubos, que caiu de 166 para 119. Variações menores tiveram os homicídios (de 5 para 3), casos de estupro (de 25 para 22) e mortes no trânsito (de 5 para 3). São reduções não muito expressivas, mas, sempre que há queda, é motivo de satisfação, embora não enseje comemorações, pois o ideal é que nenhum tipo de ocorrências como essas acontecessem.
Novas redes
Estão bastante adiantadas as obras envolvendo a implantação de novas redes de água, que passam por ruas centrais, como a 24 de Outubro e a Marechal Deodoro, as quais podem resolver o problema da falta d’água em vários bairros. O asfalto teve que ser cortado nessas e em outras ruas, numa extensão muito grande e isso causou problemas não só aos veículos, mas também aos moradores, que conviveram (alguns ainda convivem) com a poeira e a lama por vários dias. Nesta semana foi iniciado o asfaltamento das valetas, esperando-se que ele seja feito com esmero, pois quando aconteceram “remendos” como esse (a Rua Nilo Peçanha é um exemplo), o piso afundou depois de algum tempo e ocorreram desníveis que podem causar problemas aos veículos.
BOCA-DE-SIRI
Mais de 50 serviços
A maioria entendeu sobre os mais de 50 serviços que o Poupatempo vai prestar aos saltenses, mas teve um caipira que questionou se nessa variedade de serviços estão alguns que ele e outras pessoas mais simples utilizam, como os feitiços ou mandingas pra acabar com mau olhado, pra resolver problemas com vizinhos e parentes, simpatia para atrair o amor e melhorar os negócios, etc. Se ele for perguntar sobre esses serviços, certamente vão responder pra ele poupar seu tempo, deixando de pensar nessas bobagens.