OPINIÕES
Economia saltense também está sendo afetada
O coronavírus está provocando em todo o mundo um efeito colateral terrível, atingindo diretamente a atividade econômica. O Brasil não está ficando de fora e certamente os prejuízos serão muito grandes na totalidade dos estados da Federação e em todos os municípios. Salto também já está sendo afetada, com paralisação em quase todos os setores produtivos, de consumo, de serviços e tudo o mais. Ninguém está ficando de fora, sendo atingidos os setores primário, secundário e terciário.
O desemprego, que já era considerável, deverá aumentar ainda mais, pois as grandes empresas, principalmente, dificilmente manterão todos os seus colaboradores e, quando o fizerem, buscarão alternativas que prejudicará aqueles que poderão ter sua carga horária reduzida, assim como os salários.
O comércio, por sua vez, que dava os primeiros sinais de recuperação, seguirá pelo mesmo caminho, pois as vendas, que já eram reduzidas, irão diminuir ainda mais, salvando-se apenas os supermercados, padarias e farmácias, principalmente, que foram autorizados a funcionar, porque são essenciais para toda a população.
O setor de prestação de serviços deverá também ser atingido, pois aqueles que se utilizam dele irão reduzir seus custos, deixando de realizar algumas ações que normalmente não sofreriam o processo. Serão alcançados o comércio de mercadorias, transportes, atividades financeiras e imobiliárias, serviços às empresas ou pessoais, educação, saúde e promoção social.
Imaginem dezenas de empresas, das maiores às mais simples, paralisando totalmente suas atividades durante 2 ou três meses, como está previsto, havendo a possibilidade desse prazo ser ainda maior, caso haja uma maior propagação do vírus. Só aqueles que possuírem alguma reserva financeira importante poderão passar por esse período crítico, por isso aguarda-se por dias negros para nossa economia.
Até mesmo o Poder Público está sendo atingido, pois com a queda no movimento das empresas, deixarão de ser pagos os impostos e taxas, havendo da redução da receita por falta de negócios e em virtude da situação difícil pela qual passam os que devem recolher os tributos.
Pior que os prejuízos materiais serão aqueles que se referem à saúde dos cidadãos. Por isso, tanto industriais, comerciantes, prestadores de serviços, enfim toda a cadeia econômica, deve envidar esforços no sentido de impedir que o coronavírus vinha a causar efeitos ainda mais devastadores dos que já está causando. Assim como a população, todos devem obedecer as recomendações para evitar a doença, tomando medidas preventivas, repetidas à exaustão pelos meios de comunicação. Tem alguns que ainda acham que está havendo um certo exagero, mas o tempo vai demonstrar que eles estão errados e que aqueles que agirem da forma recomendada serão os que terão mais chance de sobreviver.
CÁ ENTRE NÓS
Tratamento de esgoto
Sempre que se tem notícia de que uma cidade a montante dos rios Tietê e Jundiaí está implantando ou ampliando o tratamento de esgoto, o saltense fica satisfeito, pois isso vai representar a redução da poluição nesses cursos d’água, que passam por Salto. Indaiatuba anunciou na semana passada que vai ampliar sua estação de tratamento, melhorando a qualidade da água do Jundiaí. Se todos fizessem sua parte, tudo seria diferente.
Sem Virada SP
Era muito bom para ser verdade. Vários artistas de renome iriam se apresentar em Salto, no final de semana passado, durante 24 horas seguidas. O coronavírus não deixou. Também achávamos que esse evento deveria ser suspenso, mas isso deveria ser feito com mais antecedência, assim que as primeiras medidas foram tomadas para impedir o alastramento do contágio da doença. O Governo do Estado só autorizou a suspensão menos de 24 horas do início das apresentações (a começar às 18 horas do sábado), quando muitos, de Salto e de fora, já tinham feito planos para assistir aos shows. Tomara que essa onda do Covid 19 passe logo e a Virada SP venha realmente a acontecer.
Querendo aparecer
Com a proximidade das eleições de outubro próximo (o coronavírus vai deixar?) os políticos com mandato fazem de tudo para aparecer. Pôde-se ver isso na sessão de terça-feira da Câmara, na votação do projeto que reestruturou carreiras da Saúde e Educação, principalmente, quando um grande número de vereadores aproveitou a presença de alguns servidores a serem beneficiados, usando da palavra e lembrando que “já vinham pedindo o benefício há tempos”. Ninguém queria ficar de fora e houve até um vereador (Macaia), que não gostou quando o colega Luiz Carlos Batista citou que sua comissão havia dado parecer favorável ao projeto e não dissera que ele, Macaia, também fazia parte dessa comissão. Chega a ser risível...
Flagrantes em Itu
A mudança para Itu de todos os flagrantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, feitos à noite, nos finais de semana e feriados, não deveria ser aceita pacificamente pelas autoridades locais. Como afirmou o dr. Jades Martins de Mello, que atua na segurança e no combate ao tráfico de drogas na cidade, Salto ficará desguarnecida com a ida de policiais e guardas para a vizinha cidade. Vamos lutar para reverter isso, senhores ocupantes de cargos eletivos em nossa cidade (prefeito e vereadores)?
Asfaltamento
Ruas antigas de Salto finalmente estão sendo pavimentadas com asfalto pela Prefeitura. Elas foram calçadas com paralelepípedos, algumas há mais de 30 anos, o que não estava agradando aos moradores. Em certa época (governo de Vicente Scivittaro na década de 1950, de Jesuíno Ruy e de Pilzio Nunciatto Di Lelli, na década de 1980), o custo da pavimentação era dividido em 3 partes: moradores de ambos os lados da via e Prefeitura. Felizmente hoje há condições de executar o serviço, sem onerar os cidadãos, que já enfrentam grandes despesas, principalmente no pagamento dos impostos municipais, e precisam ser beneficiados.
Reestruturação
Felizmente o prefeito Geraldo Garcia continua beneficiando os servidores municipais, ou parte deles, o que aconteceu com o envio e aprovação por parte dos vereadores, de um projeto que reestrutura carreiras do funcionalismo municipal, nas áreas da Saúde e Educação, principalmente. Salto tem hoje quase 3.000 servidores, constituindo-se na maior empregadora do município. É preciso reconhecer que eles não recebem salários que deveriam merece pela sua dedicação e efetividade, causado por dificuldades financeiras do passado, mas hoje a Prefeitura tem melhores condições e por isso precisa mesmo destinar aos que lhe prestam serviços uma remuneração melhor. Com isso, a qualidade dos serviços prestados à população melhora bastante, pois sendo melhor remunerados, os servidores se dedicam ainda mais, o que beneficia a todos.
BOCA-DE-SIRI
Álcool gel, artigo de luxo
As bolsas estão despencando, o dólar subindo a cada dia, mas o que está preocupando muita gente é a compra do álcool gel, que é importante para a higiene e serve como precaução para se proteger do coronavírus, porém se tornou artigo de luxo, difícil de encontrar. Os traficantes estão de olho, enquanto o povo acaba com o estoque e estoca a mercadoria. Se continuar assim, logo vai ter contrabando e só vamos encontrar álcool gel legítimo em estabelecimentos que oferecem champanhe francês, caviar, vinhos finos, uísque 12 anos, lagosta, etc.