QUEM FOI QUEM
Damacyr Bergamo, uma vida toda dedicada ao esporte, através da A.A. Saltense
Além de atuar no comércio e como proprietário da uma fábrica de ladrilhos, Damacyr Bergamo dedicou quase toda sua vida à Associação Atlética Saltense, tendo presidido o clube em diversas ocasiões, além de ter ocupado outros cargos na diretoria. Foi também conselheiro por mais de 30 anos e mesmo quando não ocupava nenhum cargo, o que era difícil, pois sempre era relacionado para a diretoria ou para alguma comissão, como a de Patrimônio, Damacyr estava sempre presente nas dependências do clube, convivendo com os muitos amigos que possuía.
Ele nasceu em Elias Fausto, no dia 1º de outubro de 1929. Morou no sítio e na adolescência mudou-se para Salto, onde estudou no Grupo Escolar Tancredo do Amaral. Trabalhou algum tempo na Brasital S.A. e em seguida passou a prestar serviços na fábrica de ladrilhos de João Sebastião Ferraro, que funcionava na Rua José Weissohn, em frente ao jardim. Ali permaneceu até completar 25 anos e em 1955 montou sua própria fábrica de ladrilhos, denominada Fábrica de Ladrilhos Saltense. Anos depois tornou-se sócio-proprietário da Constrular, loja de materiais de construção, da qual se desligou para dedicar a sua empresa, nela permanecendo até antes do seu falecimento, depois de mais de 50 anos de existência. A empresa funcionava nos fundos da sua residência, na Rua 24 de Outubro, 316, ocupando um terreno grande, inclusive com entrada para veículos ao lado da casa. Ali eram fabricados ladrilhos hidráulicos para calçadas e interiores, piso de granilite, divisórias de granilite para banheiros, bancos para jardins, além de raspagem de pisos.
Na Saltense – Damacyr atuou como presidente da A.A. Saltense durante 10 anos: de 1966 a 1969 e de 1974 a 1980. Essas três décadas compuseram uma fase áurea do clube, não só como agremiação futebolística, mas também no que se refere ao aumento do patrimônio. Ele colaborou, por exemplo, na construção do salão de festa, das piscinas para adultos e infantil, do ginásio de esporte, da iluminação do campo de futebol (em agosto de 1980, quando era o presidente da diretoria).
Para ele a Saltense era sua segunda paixão. Além de diretor do clube, ele era também um torcedor que vibrava com as vitórias e sofria com as derrotas. Ocupou a presidência em diversas grandes conquistas, podendo-se citar, na área futebolística, a da Taça Invencibilidade, oferecida pelo Taperá para o clube que completar um determinado número de partidas invictas pelo campeonato amador, ocorrida em dezembro de 1966 e o vice-campeonato da 3ª divisão de profissionais, em 1978, que determinou o acesso à 2ª divisão do campeonato paulista profissional.
Damacyr também foi um dos fundadores e membro emérito da Loja Maçônica Tiradentes, inclusive sendo homenageado quando ela completou 20 anos de existência, juntamente com outros fundadores.
Nas fotos, diretores, presidente da Liga Saltense (Valentim J. Moschini e jornalistas Valter Lenzi e Edmur I. Sala) por ocasião de uma das grandes conquistas da Saltense: a Taça Invencibilidade do Taperá (Damacyr é o 2º da esq. p/ a direita, sentado) e na outra foto com a faixa e título de campeã, em 1976.
Damacyr foi homenageado com outros antigos presidentes da Saltense (Luiz Milanez, Tita Ferrari, Eugênio Nonis e Orpheu Facchini), e foi ele quem assinou, como presidente do clube, o empréstimo para a construção do ginásio de esportes, em abril de 1977.
Família e homenagens – Damacyr era casado com Nair Angela Merlin Bérgamo e tinha duas filhas, Rosemilia e Deise.
Ele faleceu em 08 de Agosto de 2018 e alguns meses depois sua esposa também veio a falecer.
Em vida ele foi homenageado em diversas ocasiões, como quando foi alvo do reconhecimento da Saltense, antes de uma partida, no 50º aniversário do clube. Também foi homenageado quando do 20º aniversário da Loja Maçônica Tiradentes, da qual ele foi um dos fundadores. O jornal Taperá também reconheceu seu trabalho em favor do esporte local, entregando-lhe um troféu na festa dos Destaques de 2003, por seu mérito e tradição.