top of page

QUEM FOI QUEM

José Maria (Zezé) Castellari foi músico, chegou a reger banda e formou orquestras na cidade


O fato de José Maria, conhecido por todos como Zezé Castellari, ser filho do maestro Henrique Castellari, já serviria para credenciá-lo na arte musical e ele fez jus ao sobrenome, pois teve uma vida dedicada à música. Grande pianista, juntava-se aos demais músicos da cidade, inclusive alguns de renome, como José Maria Marques de Oliveira, os irmãos José e Antonio Hypólito, Santoro, de Itu, e outros, apresentando-se em eventos que eram bastante prestigiados na época, Formou várias orquestrada na cidade, dentre elas a mais famosa e duradoura, a Orquestra da Saudade Itaguaçu, cuja presença era sempre aplaudida no Clube Ideal e em outras sociedades locais. Também fez parte da Corporação Musical Saltense, conhecida como “Banda Brasileira”, da qual seu pai foi maestro durante muitos anos. Chegou a assumir a regência dessa banda, quando do falecimento do genitor, ocorrido em dezembro de 1951.


Zezé, ao piano, numa das apresentações da sua Orquestra da Saudade Itaguaçu

Nascido em 1913, Zezé viveu 61 anos e faleceu quando ainda estava em plena atividade na sua vida profissional, em 2 de outubro de 1974. No seu velório no Cemitério da Saudade, a Banda Gomes-Verdi compareceu, tendo executado a “Sinfonia do Adeus”. A cerimônia foi prestigiada por autoridades locais e o deputado Archimedes Lammoglia, que ressaltou as qualidades de Zezé.


5º da esquerda para a direita, num  evento esportivo, realizado no Estádio Luiz Milanez

Na inauguração do Conservatório Maestro Gaó, ao lado do homenageado, da proprietária Elizabeth Milanez e da professora Marlene Caleffo

Zezé realizou seus estudos em Salto, no Grupo Escolar Tancredo do Amaral e inicialmente trabalhou com seu pai e irmãos na funerária de propriedade da família. Posteriormente ingressou na Caixa Econômica Estadual, chegando a tesoureiro, cargo que ocupava quando faleceu.

Ele participava, além das atividades musicais, de diversos movimentos que ocorriam na cidade, principalmente nas áreas sociais e culturais, demonstrando o amor por sua terra e contribuindo para que ela se destacasse.


Família – Filho do casal Luíza Isabel das Chagas (“Nhá Lu) e do maestro Henrique Castellari, Zezé era solteiro. Teve dois irmãos famosos: Luiz Castellari, autor do livro “História de Salto” e Henrique, artista plástico, além do alfaiate Eduardo e 4 irmãs (Benedita, Odália, Maria Ignácia e Belmira). Três outros filhos do casal faleceram com menos de 2 anos de idade.

Posts recentes
bottom of page