top of page

QUEM FOI QUEM

Saturno Lenzi (chamado de Ivo) foi fabricante de bebidas e grande músico


A partir de novembro de 1889 Salto passou a contar com uma fábrica de bebidas (refrigerantes, vinhos e cervejas) de propriedade de Ferreira & Lonardi, que a adquiriu da Viúva Silva, de Itu. Funcionou inicialmente na Praça Paula Souza (que era como se chamava, na época, a atual praça Archimedes Lammoglia), passando para o Largo São João, no início de 1900, onde foi construída a fábrica e a casa da família Lonardi, que se tornou a única proprietária. O casal Vicenzo-Rosa Lonardi, veio da Itália no final do século XIX e no início do século XX se estabeleceu em Salto. Uma de suas filhas, Alderige, casou-se com Rafaello Lenzi, com quem teve 4 filhos, um deles Saturno Lenzi, que sempre foi chamado de Ivo, com variação também em seu sobrenome, de Lenzi para Lonardi, pela sua descendência do proprietário da fábrica, seu avô.


À frente o Rio Jundiaí, ao fundo o Hotel Saturno (atual Conservatório Municipal) e à direita a fábrica de bebidas de Saturno (Ivo) Lenzi
Os produtos da fábrica de bebidas, fundada em 1889, expostos num evento











Nos primeiros anos era fabricada a cerveja “José Bonifácio”, além da Carajá, cerveja preta que imitava a Caracu. Esta última era uma cerveja de alta fermentação, feita com puro malte e lúpulo da melhor procedência. A linha de refrigerantes era maior: Tubaína, Mimosa (espécie de guaraná), Laranjinha, Maçã, Soda, Menta, Cacau e outras. Fabricava também licores, como o Garibaldi, Aniz, Menta e outros. Com o passar dos anos, surgindo outros concorrentes, a produção se reduziu continuando apenas com os refrigerantes (os vinhos vinham do sul e as cervejas de outros centros). Distribuía seus produtos não só em Salto, mas também em várias cidades da região e até na capital.


Ivo, 4º da esq. p/ a dir., posando com alguns músicos da Banda Italiana
Num aniversário da Gomes-Verdi, fundada por Ivo (4º da dir. p/ a esq.), ele posa com Zequinha Marques, prefeito Jesuíno, maestro Maestrello, mons. Mário, prof. Dalla Vecchia, Gentil Barrios e Italo Fabbri

Ivo (Saturno) Lenzi, que passou a ser o proprietário da fábrica, era um senhor simpático, amigo de todos, aos quais atendia com muita atenção e cavalheirismo, formando um gr,ande círculo de amizades. Também era um grande músico, segundo relata Ettore Liberalesso num dos seus escritos, o qual lembrava que ele tocava saxofone barítono e clarineta na Banda Italiana. Com o desaparecimento desta, durante a 2ª Guerra Mundial, Ivo, o ex-agente consular Braz Ferraro e o professor João Baptista Dalla Vecchia fundaram a União Musical Gomes-Verdi. Na nova corporação Ivo era um verdadeiro coringa: atuava como copista e tocava vários instrumentos, conforme a necessidade. Inclusive incentivou um dos seus filhos, Rolando, que chegou a maestro da banda.


Família – Saturno era casado com Margarida Stocco Lenzi, com quem teve 3 filhos: Edelveis, Rolando e Enio. Este último herdou a fábrica de bebidas, mas não conseguiu dar a sequência desejada, o que provocou sua venda para o empresário Armando Barcella, tendo encerrado suas atividades pouco tempo depois.

Faleceu em 9 de agosto de 1980.

Posts recentes
bottom of page