QUEM FOI QUEM
Saturno Lenzi (chamado de Ivo) foi fabricante de bebidas e grande músico
A partir de novembro de 1889 Salto passou a contar com uma fábrica de bebidas (refrigerantes, vinhos e cervejas) de propriedade de Ferreira & Lonardi, que a adquiriu da Viúva Silva, de Itu. Funcionou inicialmente na Praça Paula Souza (que era como se chamava, na época, a atual praça Archimedes Lammoglia), passando para o Largo São João, no início de 1900, onde foi construída a fábrica e a casa da família Lonardi, que se tornou a única proprietária. O casal Vicenzo-Rosa Lonardi, veio da Itália no final do século XIX e no início do século XX se estabeleceu em Salto. Uma de suas filhas, Alderige, casou-se com Rafaello Lenzi, com quem teve 4 filhos, um deles Saturno Lenzi, que sempre foi chamado de Ivo, com variação também em seu sobrenome, de Lenzi para Lonardi, pela sua descendência do proprietário da fábrica, seu avô.
Nos primeiros anos era fabricada a cerveja “José Bonifácio”, além da Carajá, cerveja preta que imitava a Caracu. Esta última era uma cerveja de alta fermentação, feita com puro malte e lúpulo da melhor procedência. A linha de refrigerantes era maior: Tubaína, Mimosa (espécie de guaraná), Laranjinha, Maçã, Soda, Menta, Cacau e outras. Fabricava também licores, como o Garibaldi, Aniz, Menta e outros. Com o passar dos anos, surgindo outros concorrentes, a produção se reduziu continuando apenas com os refrigerantes (os vinhos vinham do sul e as cervejas de outros centros). Distribuía seus produtos não só em Salto, mas também em várias cidades da região e até na capital.
Ivo (Saturno) Lenzi, que passou a ser o proprietário da fábrica, era um senhor simpático, amigo de todos, aos quais atendia com muita atenção e cavalheirismo, formando um gr,ande círculo de amizades. Também era um grande músico, segundo relata Ettore Liberalesso num dos seus escritos, o qual lembrava que ele tocava saxofone barítono e clarineta na Banda Italiana. Com o desaparecimento desta, durante a 2ª Guerra Mundial, Ivo, o ex-agente consular Braz Ferraro e o professor João Baptista Dalla Vecchia fundaram a União Musical Gomes-Verdi. Na nova corporação Ivo era um verdadeiro coringa: atuava como copista e tocava vários instrumentos, conforme a necessidade. Inclusive incentivou um dos seus filhos, Rolando, que chegou a maestro da banda.
Família – Saturno era casado com Margarida Stocco Lenzi, com quem teve 3 filhos: Edelveis, Rolando e Enio. Este último herdou a fábrica de bebidas, mas não conseguiu dar a sequência desejada, o que provocou sua venda para o empresário Armando Barcella, tendo encerrado suas atividades pouco tempo depois.
Faleceu em 9 de agosto de 1980.