top of page

QUEM FOI QUEM

José Oliveira Gil, presidente dos 2 clubes rivais e da comissão que construiu a igreja S. Benedito


Numa época em que a rivalidade entre o Guarani Saltense Atlético Clube e a Associação Atlética Saltense era muito grande, uma pessoa conseguiu o feito inédito de ter sido eleito nos dois clubes, com uma diferença de 6 anos de um mandato para outro. Trata-se de José Oliveira Gil, ou “Zeca Gil”, como era mais conhecido, que atuava no ramo da mecânica e que tinha facilidade em fazer amigos e conseguir colaboradores. Além de sua atuação no futebol, ele presidiu também a Comissão Pró-Construção da Igreja S. Benedito.


Equipe do Guarani, que se sagrou campeã invicta da região em 1947

Ele prestou maiores serviços ao Guarani, que era seu clube de coração. “Zeca” foi eleito em 1947, permanecendo 2 anos no cargo. Nesse período o clube obteve duas grandes conquistas, uma no futebol e a outra patrimonial. No futebol o “Bugre” conquistou um dos mais importantes títulos de sua história, o de campeão invicto do Setor 15º do Estado, competição que contava com a participação das melhores equipes da região, como a Saltense, Primavera de Indaiatuba, Gazola de Itu, Riopedrense, XV de Novembro de Indaiatuba, Rafard, Monte Mor e outras.

Construção do Estádio do Guarani, construído e inaugurado na gestão de “Zeca” Gil (no destaque) – 1947-1949

O Guarani não perdeu nenhuma partida, pois contava com um verdadeiro esquadrão, que tinha como titulares Deto, Luiz Zanuni, Luiz Preto, João Costa, Vitale, Carlito Zampieri, na defesa e Mauro (de Itu), Buscapé, Bem Hur, Joãzinho Mergulhão e Zinho Speroni.

Quando “Zeca” Gil assumiu, em 1947, já tinha sido iniciada a campanha para a construção do estádio próprio, iniciada no ano anterior, quando foi comprado o terreno que por muitos anos o Guarani utilizou, na Vila Nova, hoje ocupado pelo Supermercado Carrefour. Os trabalhos prosseguiram até o dia 1º de maio de 1949, quando aconteceu a inauguração do estádio que foi denominado inicialmente “Luiz Dias da Silva”, em homenagem a um ex-prefeito, passando depois para Estádio “João de Arruda”, em homenagem a um dos mais fervorosos bugrinos.

Em 1949, quando “Zeca” Gil ainda ocupava a presidência, o Guarani voltou a se sagrar campeão da cidade, título que tinha grande importância, em virtude da rivalidade com a Saltense. Venceu na primeira partida e empatou na segunda.

Na Saltense – Não se sabe exatamente porque “Zeca” Gil se transferiu para a Saltense, maior rival do Guarani. Cogita-se que foi um desentendimento com diretores do “Bugre” que o fizeram se afastar. Na Saltense ele permaneceu apenas por um curto período, no ano de 1955, mas logo foi substituído por Eduardo Speroni, que concluiu o mandato.


“Zeca” Gil foi o presidente da Comissão que construiu a igreja São Benedito

Igreja São Benedito – Como “Zeca” Gil era um condutor de campanhas que já tinha demonstrado sua liderança, ele foi convidado para presidir a Comissão Pró-Construção da Igreja de São Benedito. Ele comandou, com a colaboração de muitos saltenses, várias campanhas auxiliares, como a “dos Beneditos”, a “dos pisos”, “dos tijolos”, “do milhão”, “da pintura” e “da escadaria”. Como não poderia deixar de ser a população católica de Salto colaborou de forma expressiva e a igreja se tornou realidade, vindo a ser inaugurada no final do seu mandato.



Posts recentes
bottom of page