QUEM FOI QUEM
José Oliveira Gil, presidente dos 2 clubes rivais e da comissão que construiu a igreja S. Benedito
Numa época em que a rivalidade entre o Guarani Saltense Atlético Clube e a Associação Atlética Saltense era muito grande, uma pessoa conseguiu o feito inédito de ter sido eleito nos dois clubes, com uma diferença de 6 anos de um mandato para outro. Trata-se de José Oliveira Gil, ou “Zeca Gil”, como era mais conhecido, que atuava no ramo da mecânica e que tinha facilidade em fazer amigos e conseguir colaboradores. Além de sua atuação no futebol, ele presidiu também a Comissão Pró-Construção da Igreja S. Benedito.
Ele prestou maiores serviços ao Guarani, que era seu clube de coração. “Zeca” foi eleito em 1947, permanecendo 2 anos no cargo. Nesse período o clube obteve duas grandes conquistas, uma no futebol e a outra patrimonial. No futebol o “Bugre” conquistou um dos mais importantes títulos de sua história, o de campeão invicto do Setor 15º do Estado, competição que contava com a participação das melhores equipes da região, como a Saltense, Primavera de Indaiatuba, Gazola de Itu, Riopedrense, XV de Novembro de Indaiatuba, Rafard, Monte Mor e outras.
O Guarani não perdeu nenhuma partida, pois contava com um verdadeiro esquadrão, que tinha como titulares Deto, Luiz Zanuni, Luiz Preto, João Costa, Vitale, Carlito Zampieri, na defesa e Mauro (de Itu), Buscapé, Bem Hur, Joãzinho Mergulhão e Zinho Speroni.
Quando “Zeca” Gil assumiu, em 1947, já tinha sido iniciada a campanha para a construção do estádio próprio, iniciada no ano anterior, quando foi comprado o terreno que por muitos anos o Guarani utilizou, na Vila Nova, hoje ocupado pelo Supermercado Carrefour. Os trabalhos prosseguiram até o dia 1º de maio de 1949, quando aconteceu a inauguração do estádio que foi denominado inicialmente “Luiz Dias da Silva”, em homenagem a um ex-prefeito, passando depois para Estádio “João de Arruda”, em homenagem a um dos mais fervorosos bugrinos.
Em 1949, quando “Zeca” Gil ainda ocupava a presidência, o Guarani voltou a se sagrar campeão da cidade, título que tinha grande importância, em virtude da rivalidade com a Saltense. Venceu na primeira partida e empatou na segunda.
Na Saltense – Não se sabe exatamente porque “Zeca” Gil se transferiu para a Saltense, maior rival do Guarani. Cogita-se que foi um desentendimento com diretores do “Bugre” que o fizeram se afastar. Na Saltense ele permaneceu apenas por um curto período, no ano de 1955, mas logo foi substituído por Eduardo Speroni, que concluiu o mandato.
Igreja São Benedito – Como “Zeca” Gil era um condutor de campanhas que já tinha demonstrado sua liderança, ele foi convidado para presidir a Comissão Pró-Construção da Igreja de São Benedito. Ele comandou, com a colaboração de muitos saltenses, várias campanhas auxiliares, como a “dos Beneditos”, a “dos pisos”, “dos tijolos”, “do milhão”, “da pintura” e “da escadaria”. Como não poderia deixar de ser a população católica de Salto colaborou de forma expressiva e a igreja se tornou realidade, vindo a ser inaugurada no final do seu mandato.