top of page

QUEM FOI QUEM

Genaro Ghezzi, um italiano que atuou na cidade com projetista construtor



Assim como outros profissionais que se destacaram na cidade pela excelência dos seus serviços prestados à comunidade, Genaro Ghezzi veio para a cidade no início da década de 1920, onde se casou, criou filhos e prestou bons serviços como projetista construtor. Ele nasceu em Siena, Itália, em 19 de janeiro de 1903, filho de Lorenzo Ghezzi e Palmira Pieri, fazendo parte de uma família de 6 irmãos. Veio para o Brasil ainda criança (aos 9 anos), desembarcando em Santos em 28 de dezembro de 1912, morando inicialmente em Monte Mor e a seguir em Salto, onde casou-se com Itália Grossi em 8 de abril de 1926.





 Uma das construções de responsabilidade de Genaro: as arquibancadas do Estádio da A.A. Saltense

Aqui criou raízes, nascendo os filhos Humberto, casado com Hilde Fabbri e Waldemar, casado com Dalva Castellini e Iolanda. Trabalhou inicialmente na Brasital S.A. e na construção da Usina de Porto Góes. Estudou desenho e pintura com o professor José Bersane na Escola Anita Garibaldi, juntamente com o construtor Ricardo Zanni, Renato Baldi e Elói Rigolin.

Trabalhou como pedreiro para Ricardo Zanni, passando a auxiliar deste, no ramo da construção civil. Esmerando-se nos estudos, tornou-se também construtor, licenciado pelo CREA – Região de São Paulo. Com isso, passou a construir vários imóveis na cidade, começando pelos dois primeiros prédios da Rua José Galvão, de propriedade de Ivo Begossi. Como construtor projetista realizou um grande número de trabalhos, até 1970, quando se aposentou. Foram cerca de 1.450 casas construídas, além de muitas reformas e pequenos reparos, sempre atendendo os que necessitavam dos seus serviços, numa época em que faltavam profissionais em seu setor.

Em 1955 uniu-se ao engenheiro Maurício Gun, surgindo a firma Ghezzi & Gun, responsável pela construção, por exemplo, do prédio onde funcionou o Banco Mercantil de São Paulo e outros bancos. Respondeu também por outras obras importantes na cidade, como a sede da Sociedade São Vicente de Paulo, na Rua Prudente de Moraes, e arquibancadas do Estádio Alcides Ferrari, da A.A. Saltense.


Homenagem – Em sua homenagem foi dado seu nome a uma das ruas do Jardim Saltense pela Comissão de Nomenclatura, cujo projeto foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito municipal.

Genaro Ghezzi faleceu em 27 de agosto de 1972, aos 69 anos de idade.

Comments


Posts recentes
bottom of page