QUEM FOI QUEM
Itália Manfredini foi a maior líder feminina saltense no século XX
Numa época em que a participação da mulher nas principais atividades era rara e até discutível, uma se sobressaiu, sendo considerada, inclusive, a maior líder feminina do século XX. Trata-se de Itália Manfredini, nascida em 28 de março de 1907, que ainda como adolescente já surgia como uma líder nata, qualidade que ostentou vida afora, conforme considera Ettore Liberalesso na publicação de sua biografia no jornal Taperá. Ela foi uma das primeiras alunas do Grupo Escolar (atual Escola Estadual) Tancredo do Amaral, quando ainda esse estabelecimento não tinha essa denominação.
Trabalhou 28 anos na tecelagem da Brasital S.A., como contramestre e sempre foi participante dos movimentos reivindicatórios dos funcionários, servindo de porta-voz em momentos de crise e de racionamento de gêneros, que eram comuns naquela época (décadas de 1920/30/40). Estava sempre em permanente contato com as entidades religiosas, dentre elas a Pia União das Filhas de Maria e o Apostolado da Oração, e especialmente com o monsenhor João Couto. Fez parte do movimento que culminou com a criação do primeiro sindicato de Salto, em 1932, chegando a ocupar importantes cargos na diretoria. Participou ainda da fundação do Círculo Operário de Salto e do jornal O Trabalhador.
Deixou a Brasital em 1949 para ser uma das primeiras funcionárias do Centro de Saúde de Salto, tendo se aposentado em 1977. Em paralelo com suas atividades profissionais, comandou e integrou grupos teatrais da cidade, dentre eles o Grêmio de Teatro São José e o Santa Inês, sendo considerada uma artista talentosa e de grande personalidade, nas décadas de 1950 e 1960, contracenando com os melhores artistas saltenses, como Boarini, Rodolpho Nardelli, Ciro Cruchello e Adelino Garcia.
Vítima de um acidente de trânsito, faleceu em Itu aos 27 de abril de 1990, sendo seu sepultamento acompanhado por companheiros das lides sindicais, religiosas e artísticas, que lamentaram o infausto acontecimento.
Homenagem – A Câmara Municipal e a Prefeitura de Salto homenagearam Itáli Manfredini, dando seu nome a uma das ruas do Núcleo Industrial Alert.
Comments