QUEM FOI QUEM
José Scarano foi renomado técnico da Brasital S.A., vereador e vice-prefeito de Salto
Quando a Brasital S.A. contava com um Escritório Técnico de alto nível, a partir das décadas de 1930/40, José Scarano era um dos seus integrantes, juntamente com Armando Bigatti e outros renomados artistas do desenho têxtil. Eles produziram trabalhos do ramo sempre elogiados pela beleza e perfeição. José aposentou-se nesse trabalho em 1972, depois de mais de 40 anos em que foi um funcionário assíduo e ativo dessa indústria saltense, que contava com mais de 1.500 trabalhadores, só encerrando suas atividades em nossa cidade em 1981, quando a empresa foi vendida à Santista Têxtil.
José era filho do construtor e benemérito cidadão João Scarano, responsável por um grande número de obras na Brasital e também na cidade. Ele nasceu em Salto aos 17 de janeiro de 1911, tendo frequentado o Grupo Escolar (atual Escola) Tancredo do Amaral e o Colégio Diocesano, de Campinas, onde fez o curso ginasial, que não existia em Salto.
Morou durante muitos anos num dos chalés da Brasital, na Praça Antonio Vieira Tavares, ao lado da indústria, onde acompanhou de perto os principais acontecimentos que se realizavam na matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat e em suas proximidades, como a tradicional Festa Setembrina.
Na sociedade – José levou também uma vida social ativa, não só frequentando assiduamente, mas também ocupando cargos de direção, o que aconteceu, por exemplo, na Sociedade Instrutiva e Recreativa Ideal e no Clube dos Casados de Salto.
Na política – Desde o início da década de 1950 até o final da década de 1960, José militou na política local. Por 5 vezes ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores saltense, substituindo, como suplente, os titulares que se afastavam do cargo: em abril de 1953, de agosto a dezembro de 1955, de setembro a dezembro de 1959, em novembro de 1960 e de março de 1961 a dezembro de 1963.
Indicado pelo ex-prefeito Vicente Scivittaro (“Chinchino”), José foi candidato a vice-prefeito de Joseano Costa Pinto, que governou de 1964 a 1969. Chegou a assumir a Prefeitura de Salto em outubro de 1969, durante o afastamento do titular, tendo a oportunidade de realizar alguns trabalhos, dentre eles o de inaugurar uma praça junto ao Córrego do Ajudante e o Parque-Escola Prof. João B. Dalla Vecchia, no Parque Bela Vista.
Família – José era casado com Helena Puglia Scarano, com quem teve dois filhos: João Neto e José Roberto Scarano.
Faleceu em 14 de setembro de 2002.
Comentarios