QUEM FOI QUEM
Olavo Marques de Souza, um cearense que prestou bons serviços a diversas entidades saltenses
Ele nasceu numa cidadezinha do Ceará, Coreaú, em 20 de novembro de 1929, mas a falta de opções de trabalho e outras dificuldades fizeram-no se deslocar para o sudeste do Brasil, tendo chegado a Salto em 1974, contratado para trabalhar na Eucatex S.A. Prestou serviços a essa empresa durante 23 anos, tendo-se aposentado em 1997. Dotado de um desejo de ser útil à coletividade, passou a prestar serviços à Associação de Educação do Homem de Amanhã, exercendo a presidência durante 4 anos (de 2001 a 2004), mas continuando, nos anos seguintes a colaborar com essa entidade que dá total apoio aos jovens, encaminhando-os para diversas carreiras.
Merece destaque o fato de Olavo, aos 68 anos de idade, ter voltado aos bancos escolares para concluir o Curso Colegial, tendo-se diplomado em 1999. Foi uma prova e um bom exemplo de uma pessoa que dá valor ao ensino, justificando sua opção pelo trabalho que exerceu na chamada por muitos de “Guardinha”, na qual os frequentadores recebem os ensinamentos que lhes serão muito úteis na vida. Pretendia cursar uma faculdade, mas isso não foi possível.
Seu trabalho à frente da “Guardinha”, que foi bastante elogiado, pelos resultados que a entidade obteve e pela segurança com que a dirigia, fazendo dele uma figura admirada por todos, levou-o a ser convidado para ingressar na Loja Maçônica Humanidade II, sendo eleito presidente para o biênio 2003-2004. Novamente foi alvo de muitos elogios pela forma correta e responsável como se portou, recendo o apoio e o reconhecimento dos integrantes dessa entidade maçônica, a mais antiga da cidade. Ele também prestou sua colaboração a três outras entidades locais, a Sociedade Socorro Mútuo, da qual foi vice-presidente, A.A. Saltense e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Salto, na qual atuou como conselheiro.
Poeta – Outra atividade exercida por Olavo foi como poeta, tendo publicado grande número de poesias na imprensa local e também lançado um livro, “Vida, Alma e Poesia”, que o levou a ser convidado para fazer parte da Academia Saltense de Letras, da qual se afastou presencialmente apenas quando foi acometido de doença que provocou seu falecimento.
Família – Olavo Marques de Souza foi casado com Valdenora Soares de Souza, de cuja união nasceram 7 filhos: Maria Carmosa, Olavo Filho, Ernani, Maria do Socorro, Olívio, Ana Lúcia e Pedro Ivo.
Ele faleceu em 18 de março de 2020.
Comments